CACHOEIRAS DE BOTUCATU

Este post não é de uma viagem como os outros. São várias cachoeiras que o Revolteio visitou de uns anos pra cá, a maioria na cidade de Botucatu e arredores.

1. Cachoeira da Pavuna – 5 quedas (Botucatu / São Manuel)

Essa cachoeira, na verdade fica em um lugar entre Botucatu e São Manuel. O fato é que a entrada dela fica logo antes do pedágio de São Manuel, do lado direito para quem está indo de Botucatu. A entrada custa R$8 por pessoa, e no local tem área para camping (R$20 por pessoa). Há pouco tempo, em uma de minhas idas a Botucatu, eu e um amigo conseguimos visitar as outras duas quedas que faltavam para eu conhecer no parque da Pavuna. Assim que se chega no começo da trilha com mata fechada, há duas placas indicando cachoeiras. Para conhecer essas duas quedas, tome o caminho da direita. Essa trilha é bem mais íngrime e difícil que a da esquerda, e basta seguir o caminho. Cuidado com os barrancos. Você chegará na parte alta da cachoeira. E é MUITO alta, a vista de cima é sensacional. Mas nem pense em descer por aí. Subimos a trilha de volta, e lá pra cima, ao lado do caminho da esquerda tem uma pequena trilha que atravessa uma cerca. E desce, desce, desce… vá se segurando nas raízes, dá um jeito que vale a pena. A cachoeira se divide em duas. O primeiro patamar, fica mais ou menos na metade dela, nessa parte não conseguimos chegar. Mas onde ela cai é muito legal. Veja as fotos:

O riozinho que você chegará

E a parte alta da cachoeira

Bom, então você deverá subir até o começo da trilha, e agora tomar a trilha da esquerda. A mata é bem fechada, mas a trilha é bem demarcada. Não tem como errar. Para chegar nas cachoeiras anda-se cerca de 30 minutos. No final da trilha, toma-se a trilha do lado esquerdo para chegar na primeira cachoeira. Essa queda é conhecida como Cachoeira da Pedreira, e é a mais alta delas. Tem cerca de 60m.

Cachoeira da Pedreira

Volte então à trilha principal, e continue descendo. A partir daí, fica mais íngrime e há lugares com cordas para ajudar na descida. Do lado esquerdo você verá uma pequena queda, que é a 4ª cachoeira. A trilha termina na quinta cachoeira. Ela não é tão alta quanto a primeira, mas o volume d’água é bem grande e tem o melhor  poço para banho! Aproveite!

Quarta e menor queda

Quinta queda com o poço

2. Cachoeira da Indiana (Botucatu)

Essa cachoeira fica embaixo da serra, e no caminho é possível conhecer o morro onde fica a Base da Nuvem, onde é possível praticar o voo livre. Cegando em uma fazenda (lado esquerdo), já é possível ver os carros parados e uma placa apontando a trilha para a cachoeira (pelo pasto, do lado direito). Aí é só seguir a trilha com cuidado (trilha perigosa) que você chegará na cachoeira. A segunda opção para chegar na cachoeira é subir pelo rio. Passando a entrada para a fazenda (que expliquei acima), continue descendo até chegar em uma linha de trem. Deixe o carro ali por perto e desça até o riacho que passa ao lado. Vá subindo pelo leito e margens do rio e assim que encontrar outro riacho que se junta com o primeiro, continue seguindo para o rio da direita. Depois de uma meia hora de caminhada pelas pedras, você chegará na cachoeira. A vantagem de subir pelo rio é que é mais seguro do que pela trilha, e tem alguns pocinhos legais para banho. O interessante é que a cachoeira se forma um pequeno canyon, e um pouco abaixo tem um “escorregador” de pedra e um lago embaixo. Dica: Pouco antes de chegar na cachoeira, olhe para o lado direito, você verá uma árvore gigantesca ! vale umas boas fotos !

Vista da Base da Nuvem

Suba pelo leito do rio

Árvore gigantesca

Finalmente, a cachoeira !

Vista de cima

3. Cachoeira da Marta (Botucatu)

Essa é uma das cachoeiras mais famosas e bonitas de Botucatu. Fica na Rodovia Marechal Rondon depois de Botucatu, para quem vem de Bauru. Fica ao lado esquerdo da estrada. Lá tem um bairro rural, com muitas chácaras. Depois que entra no bairro é só seguir reto. A o acesso à cachoeira fica do lado esquerdo. Não tem como errar. Há uns anos atrás a prefeitura colocou uma placa de interdição na entrada do local, mas mesmo assim o pessoal pula a cerca e desce para a cachoeira. A trilha de acesso é inclinada e leva uns 20 minutos para descer. A cachoeira fica na parte de baixo de um grande lago, e o lago onde ela deságua é fundo e a água extremamente fria. Dica: Vá de tênis mesmo para entrar no lago, pois o fundo é cheio de pedras. A mata fechada forma uma moldura para a cachoeira. É um passeio imperdível!

Cachoeira da Marta

Lago

4. Cachoeira da Schin (Botucatu)

Essa cachoeira fica em um bairro rural de Botucatu chamado Demétria, e algumas pessoas a conhecem como Cachoeira da Demétria. É a mesma coisa. O mais fácil é chegar nesse bairro e perguntar. Não é difícil, mas tem algumas bifurcações e não me lembro direito, o ideal é perguntar, pois todo mundo conhece. A última vez que eu fui nessa cachoeira, no começo de 2014, levei alguns amigos para conhecer, inclusive uns gringos que estavam hospedados em casa. Chegando perto da cachoeira, você estaciona o carro, sobe um barranco e vai beirando um canavial até um córrego e depois é só acompanhar o rio que você chega na cachoeira. Mas nesse dia, assim que subimos o barranco, tinham uns 4 capangas (armados) com caminhonetes estacionadas no caminho e não nos deixaram passar para chegar na cachoeira, sob o pretexto de que algumas pessoas que frequentavam estavam usando drogas no local. Enfim, foram bem estúpidos e ficamos revoltados com a situação. Atualmente eu não sei se ainda está proibida a entrada no local.

Cachoeira da Schin (Demétria)

Queda vista de cima

5. Cachoeira Paula Souza e Rio Hortelã (Botucatu / Rubião Júnior)

Essa cachoeira é uma das que eu ainda não sei chegar sozinho (rs). Um amigo que nos levou até lá, e como tem várias bifurcações e entradas, não me lembro de como se chega. Lembro que passamos o aterro sanitário de Botucatu e entramos pela fazenda da Duratex. Passamos umas plantações de eucalipto e não me lembro mais (rs). É uma cachoeira baixa, com cerca de 4 metros, mas é bem extensa e tem bastante área para banho, além de uma prainha de areia em uma das margens. Nesse mesmo dia ainda fomos para o Rio Hortelã, que fica no distrito de Rubião Júnior, na estrada do clube de campo do Banco do Brasil. Esse rio não tem cachoeira, mas tem corredeiras legais e bons lagos para banho. Atenção: Nos domingos, o local fica lotado.

Cachoeira Paula Souza

Prainha em uma das margens

Rio Hortelã

6. Cachoeira Véu da Noiva (Botucatu)

Essa com certeza é a mais famosa e frequentada da cidade. Talvez pelo fácil acesso, ou por ser a mais próxima da cidade. Além de tudo isso, não é cobrada a entrada e tem boa estrutura, contando com bar, banheiros, churrasqueiras e até tobogãs ao lado da cachoeira. Resumindo: Aos finais de semana o local fica lotado! O lago é grande e a cachoeira tem um grande volume de água.

Cachoeira Véu de Noiva

Tobogã ao lado da cachoeira

7. Cachoeira Boa Esperança (Botucatu)

Essa cachoeira fica em propriedade particular, e no momento não está permitida a entrada devido à degradação do local. O acesso é permitido somente com autorização prévia dos proprietários.

Primeira queda

Segunda queda – A mais bonita

Leito do rio com o “escorregador”

Leito do rio

Última queda – A mais alta

8. Cachoeira da Canela (1, 2 e 3)

Essa cachoeira, também é bem famosa na cidade. Para chegar nela, pegue a Rodovia Marechal Rondon sentido Conchas. Quando passar ao lado do SESI, entre à esquerda na Cohab I. Siga paralelamente à rodovia até a última rua e vire à esquerda. Ande três quadras, e deixe o carro ali. Provavelmente você verá alguns carros parados, ou pode perguntar para alguém. A partir daí, siga em frente uma pequena trilha pelo pasto, durante uns 15 minutos. Você verá uma mata fechada. As cachoeiras estão lá. A primeira delas, é bem bonita, mas muito difícil de chegar. A segunda, também difícil de chegar (trilha muito íngrime e escorregadia), tem um bom lago para banho, e é alta. Cerca de 20 metros. Essa é a mais frequentada. Provavelmente estará cheio de gente quando você for.

Primeira queda

Segunda queda – A mais procurada pelos turistas

Se continuar descendo pelo rio, após uns 25 minutos de caminhada, você chegará à terceira queda. Essa é sensacional. Ela é MUITO alta. Para descer nela (muuuito cuidado!), deve-se entrar na mata na margem esquerda, logo se vê uma trilha. Repito, para descer nessa queda, tome muito cuidado. O caminho é muito liso, devido à névoa que a cachoeira faz. Mas é a mais bonita delas.

Descendo o rio para a terceira

Parte alta da terceira queda

Olha a altura disso!

Terceira queda da Canela

A melhor delas

Vale ressaltar que se você continuar descendo o rio, depois de mais uma meia hora de caminhada pelo leito, você verá um outro riacho que se junta ao da Canela. Esse riacho é o rio que vem da cascata da Marta. E se descer mais ainda, chegará na Cachoeira da Indiana

9. Cachoeiras do Vale do Aracatu

Favor entrar em contato com a Associação Amigos do Vale do Aracatu e se informar sobre a possibilidade e condições de visitação.

10. Cachoeira do Afonso (Cambuí)

Uma cachoeira que era muito legal, mas atualmente está meio complicada de chegar é a Cachoeira do Afonso. Após a construção do bairro Cambuí, foi feita uma ponte que passa praticamente por cima da cachoeira (é possível ver a cascata de cima da ponte!). Consegui chegar nela com certa dificuldade, deixei o carro perto da ponte, e fui descendo pelo barranco (e que barranco!) – A cachoeira é muito bonita, mas como o rio passa por muitos bairros, a água não está muito limpa, e há bastante entulho nas margens. Uma pena.

Cachoeira do Afonso (Cambuí)

11. Cachoeira do Lageado

Essa cachoeira é poluída, pois passa pela cidade, uma pena. Mas vale a ida até lá para ver a queda, pois é um loca bem bonito. Para chegar, basta continuar na avenida principal do Lageado (que o pessoal faz caminhada), e entrar na estradinha de terra que liga a Fazenda Lageado à Fazenda Morro Vermelho. Assim que chegar na ponte que passa sobre o riacho, estacione o carro e siga o rio à direita. Após uns 10 minutos de caminhada, você chega à uma grande roda d’água, e em seguida a cachoeira!

Roda d’água

Cachoeira do Lageado

Cachoeira Schin II

Conhecida como Schin II (algumas pessoas conhecem como “Cachoeira do Fundão”), fica um pouco à frente do bairro da Demétria. Não fica no mesmo rio da Schin I, mas no Rio Pardo (que é o mesmo rio do véu da Cachoeira Véu de Noiva). Essa cachoeira não é tão alta, mas tem um grande volume de água e um lago bem grande e fundo. Para chegar nela, continue na estrada da Schin I, passe a ponte (na baixada), e siga na mesma estrada durante uns 5 minutos. A entrada fica à esquerda (não tem indicação, siga pelo mapa do blog), vire à esquerda na entrada e vá beirando a plantação, uma curva à direita, e chega à um bambuzal. Deixe o carro ali e pegue a trilha. A partir daí não tem erro. Ande uns 10 minutinhos pela trilha e chegue na cachoeira! Obs: Cuidado com o lago. É bem fundo!

Cachoeira da Schin II

As cachoeiras relatadas neste post, e os atrativos turísticos relatados nos posts Botucatu 1Botucatu 2, Botucatu 3 e as cachoeiras estão marcados no Mapa de Atrativos Turísticos de Botucatu!

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

26 comentários sobre “CACHOEIRAS DE BOTUCATU

1. A “grande” cachoeira / NÃO ENTENDI O MOTIVO DA IRONIA?
    se não considera como cachoeira ou algo parecido qual o motivo da publicação.
    Natureza é natureza independente do lugar a beleza de cada uma é unica.

1. Oi Paolla, obrigado pelo contato! As mais fácil de chegar com certeza é a Véu de Noiva. Dá pra chegar com o carro até bem perto, e o local tem uma estrutura boa. Também mais fáceis para chegar é a Paula Souza (pra achar é meio difícil, mas dá pra parar o carro bem perto), e o Rio Hortel˜, que não é bem uma cachoeira, mas um rio com umas corredeiras legais pra nadar. Infelizmente as outras são meio complicadas pra chegar. Na cidade também tem muita coisa legal pra conhecer além das cachoeiras, dá uma olhada nos posts https://goo.gl/AqPDtI e https://goo.gl/fFCbh4. Boa viagem 🙂

Curtido por 1 pessoa

1. Oi Michele! Obrigado pelo contato! Aqui no Revolteio mesmo tem um post que é um mapa de atrativos turístico de Botucatu. A maioria das cachoeiras mencionadas nesse post estão lá no mapa, além de muitos outros lugares interessantes. Boa viagem 🙂
      O link do mapa é https://goo.gl/Qg1Xyk

2. Olá existe mais alguma cachoeiras em Botucatu, mas são privadas, existe uma no grupo de campo da Duratex um ótima cachoeira porém privada.

Sobre a cachoeira da Demetria(Schin), todas as vezes que tentei ir não consegui sempre passaram informações erradas da localização.

Curtido por 1 pessoa

1. Oi Mauro, obrigado pelo contato! Essa da Duratex eu conheço, mas como fui há muito tempo, não tirei fotos. Mas é muito bonita sim, assim que tiver oportunidade de ir, incluirei no post!
      Quanto à cachoeira da Schin, não é difícil chegar. Aqui no Revolteio tem um mapa com os atrativos de Botucatu, a cachoeira da Demétria está marcada. O problema é que a última vez que estive lá (começo de 2014), tinham seguranças impedindo a entrada. Não sei como está agora, mas parece que ainda não permitem a entrada.
      O link do mapa é: https://goo.gl/uU4dpZ

Curtido por 1 pessoa

3. A cachoeira da boa esperança seria atras da cohab 6? Pq se for a mesma vai pela estrada q da acesso a base da nuvem e indiana, se for essa tbm nao sei com chegar mais la parece que o rio e a entrada sumiram, mas eu sei q e por ali

4. Parabéns pelo post, sou botucatuense moro em São Paulo a uns 10 anos, sempre que tenho oportunidade e que estou em Botucatu vou pra alguma cachoeira, conheço se não todas quase todas essas cachoeiras e na minha opinião a melhor é a da Demétria porém realmente já a alguns anos está fechada pra público é uma pena, vou bastante na Pavuna, mesmo tendo que pagar a entrada é bom que tem uma área pra estacionar o carro e não se preocupar.

1. Oi Mayara!
      Tem muitas opções, mas indico a Pavuna (paga-se $7 por pessoa, mas são 4 cachoeiras), dá para aproveitar o dia todo! Mas tem também a Indiana, que é grátis e dá para ir da cidade pela estrada de terra (dá uma boa caminhada)…Tudo depende do tanto que vocês estão querendo caminhar e do “nível de aventura”que querem!

5. Ola!
    Meu nome é Silvio e pertenço a um grupo de amigos ( Metalúrgicos na Trilha ), e já estamos a mais de dois anos fazendo trilhas uma vez por mês. Já estivemos nas Três Pedras de Botucatu e gostamos muito do lugar e da paisagem (só faltou um pouco mais de trilha), mas valeu muito. Gostei muito de ler suas aventuras e gostaria de saber qual a trilha mais difícil de Botucatu e região que você conhece, há só um detalhe fazemos sempre um bate e volta, gostamos de desafios e natureza.
    Conto com sua ajuda para realizar mais uma trilha em sua região.
    Desde já agradeço a atenção.
    silvioscr

6. Estive na Schin II semana passada após quase um ano da última visita e me surpreendi, o lago q era extremamente fundo estava completamente assoreado e embaixo da queda tinha pontos onde “dava pé”, não passando de 1,6m de profundidade. Muita, mas muita areia mesmo no fundo. Então tomem cuidado ao pular lá como muita gente fazia inclusive na corda do Tarzan.