CONSTRUÇÃO DO KIT DE CONVERSÃO EM MOTORHOME

Como o próprio nome diz, esse Post não é sobre uma viagem, mas sim sobre um kit que eu mesmo desenvolvi e construí como Projeto de Conclusão de Curso no final da minha graduação como designer. Como gosto muito de trabalhos manuais (especialmente marcenaria) e tenho várias ferramentas, resolvi realizar um sonho de ter meu próprio Motorhome – E usá-lo nas viagens do Revolteio!!! Como não tenho dinheiro para comprar um Motorhome, resolvi eu mesmo fazer. A Montana como mencionei no post anterior, já estava com a capota de fibra para carga alta instalada. Como já tinha pensado em construir o kit quando comprei a capota, já pedi à empresa que instalasse janelas laterais. Primeiramente instalei as cortinas (pretas) para bloqueio de luz quando necessário. Também construí em MDF um armário com portas corrediças no avanço da capota (na parte que fica sobre a cabine). Esse armário cabe muita bagagem !

 Print

Janela corrediça com as cortinas

Armario Avanço 1

Armário de MDF no avanço da capota

Depois de muita pesquisa, desenhos e muita discussão com meu orientador Dr. Ramsés da Silva Bastos, resolvi fazer os móveis de maneira a serem colocados ou retirados facilmente, para serem usados em uma viagem e ao mesmo tempo não “inutilizar” o compartimento de carga do carro. O kit deveria cumprir as funções de quarto e cozinha, tudo isso com capacidade de levar muita bagagem e respeitando a capacidade de carga do carro.

Primeiramente projetei uma plataforma (também removível) onde os móveis são encaixados.

Print

Piso (plataforma)

Por conta do pequeno espaço, os móveis teriam que cumprir diversas funções, e terem vários compartimentos de carga. O primeiro móvel, também em MDF, é um banco estofado que se converte facilmente em uma cama de solteiro. Embaixo desse mesmo móvel ainda há um compartimento de carga aberto por duas portas corrediças, e uma grande gaveta que pode ser acessada de fora do carro. Basta abrir o tampão da caçamba e o da capota que a gaveta já está à mão.

IMG_2163

Serrando as partes do Banco-cama

IMG_2195

Acabamento com tupia

   IMG_2175

Laminação das bordas

IMG_2243

Costurando os estofados

IMG_2246

Banco-cama (com a gaveta e compartimento de carga)

O outro móvel construido também em MDF foi o balcão. Nesse móvel, há uma pia (com água bombeada manualmente de um galão de 20L), também há mais compartimentos de carga, acessados através de portas corrediças (tudo pensado para não ocupar espaço). Possui uma pequena extensão dobrável que serve de mesa, além de tomadas de 12V e USB.

IMG_2211

Montando as laterais do balcão

IMG_2223

Quase pronto

IMG_2256

Instalação da pia, cuba e torneira

IMG_2262

Balcão-pia !

A parte elétrica também foi importante. Fiz as ligações elétricas para a instalação de uma luz de LED na parte interna da capota, as tomadas 12V e USB do balcão, e também um pequeno ventilador que fixei no armário do avanço da capota. Tudo isso pode ser removido juntamente aos móveis e o piso. Também tenho uma geladeira de 12V que costumo ligar nas tomadas do balcão.

Dênis Correa Vivan- com seu Carro adaptado com cama , pia,

Banco convertido em cama

IMG_0290

Kit montado, pronto para viagens

IMG_0352

O kit tem funções de quarto e cozinha

O projeto foi concluído em Junho de 2014. Desde então já fizemos cerca de 6 viagens utilizando o kit, sendo que uma delas fomos até o Uruguai e ficamos 15 dias na estrada. O kit está aprovadíssimo. Essas viagens estarão postadas em breve aqui no Revolteio !

ABAIXO, ALGUNS LINKS SOBRE O KIT:

Matéria sobre o Kit no Jornal da Cidade de Bauru:

http://www.jcnet.com.br/Geral/2014/06/uma-residencia-sobre-quatro-rodas.html

PDF da Matéria sobre o Kit no Jornal da Cidade de Bauru:

http://www.jcdigital.com.br/flip/Edicoes/16140%3D20-06-2014/007.PDF

Entrevista no Programa Personalidades (TV Regional):

https://sergiopurini.wordpress.com/2014/10/27/programa-personalidades-28102014/

Viagem para o Uruguai com o kit já instalado (Revista Overlander):

http://overlanderbrasil.com/na-estrada/minha-viagem/sul-do-brasil-e-uruguai-2/

.

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

20 comentários sobre “CONSTRUÇÃO DO KIT DE CONVERSÃO EM MOTORHOME

  1. Bom dia, também sou designer e como você tenho muito interesse em auto-construção, creio que projetar e concretizar a idéia nos enriquece muito. Tenho dúvidas quanto a documentação do veículo, você modificou os docs? Como foi as abordagens policiais? Houve algum problema?

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Ewerton, tudo bem ? Em relação ao documento do veículo não precisei alterar, já que a capota que utilizei é considerada “capota removível”. Em relação ao kit de conversão, para todos os efeitos, ele é considerado uma carga (já que fica na caçamba do carro, é como se eu estivesse carregando uma carga comum). O único porém, é que não se pode utilizar com o carro em movimento, ou levar uma pessoa na caçamba. se a polícia abordar, dá problema. No geral, as abordagens policiais (inúmeras) foram bem tranquilas. Alguns até acharam interessante e pediram para ver. Bom, acho que é isso! Abraço!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Talita, tudo bem ? Que legal você ter gostado ! Na verdade eu não fiz o 3d pois eu mesmo fiz o projeto e o construí. Mas tenho as pranchas de desenhos técnicos de todas as peças, com medidas, ângulos, etc. Além de uma explicação detalhada do projeto, como materiais, peso, preço, além de tabelas e descrições dos processos de fabricação, etc… Não disponibilizei ele na web, mas se você tiver interesse, entre em contato comigo pelo e-mail dcvivan@gmail.com ou tel/whats (14)99879-4416 para que eu te passe o valor do projeto. Obrigado!

      Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Alessandra! Obrigado pelo contato e por se interessar 🙂 Infelizmente não posso passar todos os detalhes do projeto, porquê eu comercializo ele. Mas, basicamente, é um sistema com 2 galões de água de 20L (um pra água limpa e um pra água suja), e uma bomba manual dessas para tirar a água do galão, que dá pra comprar em lojas de filtros e utilidades. Essa quantidade de água, usando com economia, dá pra lavar umas 4 ou 5 louças (2 pessoas).

      Curtido por 1 pessoa

  2. Oi tudo bem,gostei do projeto notei q voce tem um cachorrinho,tem como carregar o cachorrinho atras dos banco ou fica muito apertado?obrigado.

    Curtir

    1. Olá, Valdir! Obrigado pelo contato! Quando vamos viajar, o “Mambo” (nosso cachorrinho) vai atrás dos bancos sim. Colocamos duas almofadas grandes, (fica uns 30cm de altura do assoalho do carro) e como ele já está acostumado, ele vai dormindo nelas (e cabe também a caixinha para transporte em cima das almofadas), mas lembramos que o cachorrinho é pequeno, e a gente também, ou seja, o banco não fica muito afastado do painel. Abraço!

      Curtir

    1. Boa tarde, Ademo!
      A cama ficou com 90cm x 1,77m.
      Realmente, se for uma pessoa grande, fica apertado, mas ainda assim é possível ganhar alguns centímetros se dormir na diagonal. No meu caso é mais tranquilo, pois tenho 1,72.
      Como a cama não é no mesmo nível do overlap (protetor de caçamba), eu ganhei alguns centímetros sobre o tampo da caçamba até o vidro da cabine (cerca de 10cm a mais que a medida do assoalho). Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário