PEDERNEIRAS/SP – ABR/2017

Domingo estivemos em Pederneiras, cidadezinha próxima a Bauru, e vimos que por lá tem bastante coisa legal. Nossa amiga uruguaia Carol nos acompanhou 🙂

Demos aquela pesquisada na internet, anotei os locais, e saímos de casa umas 9h. Meia horinha, chegamos lá. Primeiro local que fomos, a Estação Ferroviária. Lá funciona o Posto de Informações Turísticas, um barzinho, um hall de exposições de arte, salas para cursos, etc. Infelizmente, demos com os burros na água. Segunda-feira foi feriado, então, não pudemos entrar na estação, propriamente dita. Mas sim nas dependências da estação, o que já valeu a pena.

IMG_2051

Chegando na estação

IMG_2057

Outra vista

IMG_2052

Frente – Companhia Paulista

IMG_2053

Vista da cidade a partir da estação

IMG_2062

Plataforma de embarque

IMG_2063

Bar – Fechado 😦

IMG_2073

Vista lateral do galpão

Ao lado da estação, está o belo Teatro Municipal:

IMG_2056

Teatro

Passeamos um pouco pela cidade, vimos muitos prédios antigos, como a Escola Municipal Eliazar Braga. Também passamos pelo Mercado Municipal (quitanda). Mas estava fechado também, rs.

IMG_2075

Colégio Eliazar Braga

IMG_2077

Casa antiga

IMG_2076

Mercado Municipal

Visitamos também a Praça da Matriz (e a bela Catedral de São Sebastião). A praça, muito arborizada, super bem cuidada, além da enorme igreja, conta com um grande coreto, e vários quiosques com bancos, mesas e tabuleiros de dama. Ah, e os banheiros são limpos!

IMG_2089

Igreja Matriz de São Sebastião

IMG_2084

Monumento na praça

IMG_2081

Visão geral

IMG_2079

Coreto

Fomos também ao famoso Engenho Bessi. Fica fora da cidade, mas próximo. Lá são produzidas e vendidas cachaças de inúmeros tipos e sabores, batidas, licores, e acessórios do tipo. Vale degustar e comprar algumas delas 🙂 O local é bem conhecido, e muita gente estava lá quando fomos.

IMG_2098

Engenho Bessi

IMG_2096

Cachaças

IMG_2094

Cachaças, e muitos visitantes

IMG_2100

É claro que deixamos nossa marca!

Vale lembrar que Pederneiras está localizada às margens do Rio Tietê. Lá o rio é limpo, e bem verde. Vale a visita à prainha municipal e algumas boas fotos. Fica a dica.

Fomos também até o distrito de Itatingui, a alguns quilômetros da cidade, voltando a Bauru. Há uma estradinha de terra que liga Pederneiras até o bairro. Chegando lá, já nos deparamos com uma bela igreja!

IMG_2102

Continuamos pela estradinha de terra, e com algumas informações, chegamos ao Lago da Pedreira. Lá havia um segurança, que impediu nossa entrada até as margens do lago. No local também há uma cachoeira, mas não pudemos entrar também. Mas conseguimos uma boa foto do lago, já valeu a pena. O segurança disse que o lago tem aproximadamente 40m de profundidade, e se formou a partir de uma represa que estourou alguns quilômetros acima.

IMG_2105

Lago da Pedreira

IMG_2103

Que visual!

Voltando à Itatingui, passamos ainda pela Estação Ferroviária (da Companhia Paulista), talvez a única que sobrou das estações da zona rural da região. A estação é pequena, mas muito bonita. Ainda próximo, há um bar (uma venda rural) muito legal, parece que parou no tempo. Balcões de madeira, tudo muito simples e autêntico!

IMG_2110

Estação de Itatingui

IMG_2111

Guichê de passagens

IMG_2113

Logotipo da Companhia Paulista

IMG_2120

Barzinho perto da estação

IMG_2121

Barzinho das antigas

IMG_2118

Muito legal!

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

6 comentários sobre “PEDERNEIRAS/SP – ABR/2017

  1. ótimo documentário.Fiquei feliz por saber que existe alguma coisa ainda.Morei em Itatingui na década de 60.Tempo bom que me deixou muita saudades.Nunca mais voltei,mas pretendo voltar para rever o que restou e matar a saudades da minha infância.Obrigada, por esse documentário valeu muito.Nota mil para vc.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário