ESPECIAL – TREKKING EM BAURU/SP

Já postei textos de diversos lugares e viagens, mas daqui de Bauru, onde moro há quase dez anos, ainda não postei nada (exceto o Projeto Cesta de Frutas). não sei se porquê viemos aqui para estudar e trabalhar, ainda não tínhamos percebido que a cidade tem lugares legais para serem vistos. Há pouco tempo, começamos a participar de um grupo de trekking, que conhecemos através do Thiago “Zanca”, do site Sujo de Barro, com posts sobre diversos esportes e assuntos relacionados. O grupo organiza caminhadas em trilhas aqui na região. Participamos de três caminhadas desde então. Todas próximas ao Vale do Igapó (bairro rural de Bauru), com cerca de 10km cada.

No primeiro trekking (17/01), saímos da frente do Hospital Lauro de Souza Lima às 8hs da manhã, com cerca de mais 12 pessoas. Percorremos um trecho conhecido por “quebra-mato”, depois percorremos o “linhão”, uma trilha que acompanha uma grande linha de eletricidade, frequentada por muitos ciclistas. Lá tem muitos pés de pequi (rs).

IMG_3771

Portal do hospital e vila

IMG_3725

Quebra-mato

IMG_3731

Pequi

IMG_3788

Também percorremos trechos de mata fechada

Visitamos um interessante (e meio sinistro) cemitério. Abandonado, mas aberto a visitantes, esse cemitério fica próximo ao Vale do Igapó e pertence ao Hospital Lauro de Souza Lima, que é referência nacional em tratamento de hanseníase. O hospital foi construído há muitos anos, longe de Bauru, e essa distância somada ao preconceito contra os pacientes ali tratados, fez com que eles fossem se isolando, e acabaram criando uma vila praticamente autônoma, chamada Aimorés. Hoje, tal como o cemitério, a vila está praticamente abandonada, restando apenas uns poucos moradores que ainda vivem ali.

IMG_3686

Entrada do Cemitério

Passamos também pelo “Lago Ness” 1 e 2. Escondidos no meio do cerrado.

IMG_3737

Lago Ness 1

IMG_3743

Lago Ness 1

Já quase chegando ao final da trilha, tivemos a sorte de ver um bando interminável de quatis atravessando a estrada. Ficamos ali por mais de 10 minutos olhando os bichinhos passar sem parar bem na nossa frente !

IMG_3761

No segundo trekking (24/01), fizemos um percurso parecido, mas um pouco menor. Saímos do Posto Garbulho (perto do Vale do Igapó) às 8hs, e percorremos uma grade plantação de eucalipto, até chegar no cemitério do hospital Lauro de Souza Lima.

Trekking em Bauru 1

Banner do trekking

IMG_3753

Eucaliptos

IMG_3719

Cemitério do hospital Lauro de Souza Lima

IMG_3709

Coruja

IMG_3784

Mais alguns quilômetros pelo vale

Passamos pelos dois lagos Ness, e também pela Vila Aimorés, que fica atrás do hospital. Como descrevi anteriormente, é onde os pacientes do hospital viviam enquanto estavam em tratamento. Hoje há poucos moradores, a vila está quase toda abandonada.

IMG_3755

Vila Aimorés

 No terceiro trekking (31/01), também em um domingo, saímos de dentro do Vale do Igapó. Nesse dia tinha mais gente do que nos outros. percorremos uma longa estrada de terra bem sombreada margeando o vale. Toda em desnível (descida). Ah, sim, e um cachorro mancando de uma pata (apelidaram ele de tripé, coitado, rs), nessa trilha nos acompanhou durante toda a caminhada (cerca de 10km!).

Trekking em Bauru 2

Banner do trekking

Essa trilha é conhecida como “Trilha dos três Rios” (na verdade, o último é um lago, acho que o lago do próprio vale do Igapó, rs). Lá no final da ladeira, vimos dois rios, bem próximo um do outro, inclusive eles se juntam. Ambos têm correnteza bem forte.

IMG_3822

Pessoal na estrada

IMG_3826

Primeiro Rio

IMG_3829

E o segundo

IMG-20160202-WA0001

Nosso companheiro olhando o rio

Depois continuamos seguindo por uma longa estrada de terra beirando um canavial, e nessa hora o sol já estava castigando ! Seguimos até entrar no Vale do Igapó.

IMG_3831

Solzão na cabeça

IMG_3836

Chegando no Vale do Igapó

IMG_3841

Lago do Vale

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

3 comentários sobre “ESPECIAL – TREKKING EM BAURU/SP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s