FAÇA VOCÊ MESMO: KIT DE PANELAS PARA CAMPING

Há algum tempo, tenho o blog Cambiocó, que ensina o passo-a-passo de como construir e consertar inúmeras coisas, de forma fácil e rápida. Um típico “DIY”, ou “faça você mesmo”, com várias postagens. E de um tempo para cá, percebi que muita coisa dele pode ser postada aqui no Revolteio, como utensílios para camping e afins, coisas simples que serão muito úteis em suas viagens.. Então, segue uma das dicas. Mãos à obra e pé na estrada!

 Nesse post, vou mostrar como fiz nosso kit de panelas para camping, fazendo com que elas ocupem menos espaço na mochila. Já há uns 7 anos utilizamos essas panelas, então, passaram no teste de qualidade.

As ferramentas utilizadas :
1. Martelo,
2. Alicate universal,
3. Serra para ferro.
Os materiais utilizados :
Uma marmita de alumínio, dessas bem ordinárias. Qualquer lojinha de utilidades domésticas tem. Custa por volta de R$8,00
1. Dois rebites de alumínio, com 3 ou 4mm de espessura,
2. Um prego da mesma espessura dos rebites,
3. Uma chapinha de ferro (ou outro material forte) nas medidas 10 x 40mm,
e uns 2mm de espessura dobrado e furado como na foto (o furo do meio não precisa).
É essa chapa que vai segurar o cabo da panela.
Um cano de alumínio de 12cm por 1cm de diâmetro. A espessura do alumínio (da “parede”) deve ter no mínimo 2mm para suportar o peso da panela. A extremidade deve ser amassada (com martelo ou alicate) e dobrada em 90° . A parte dobrada deve ter cerca de 1,5cm
Começamos marcando onde serão os furos na marmita. Pegue a chapinha de ferro (já dobrada e furada previamente) e use-a como gabarito para marcar os locais dos furos. A chapinha deve encostar na borda superior da marmita.
Assim que marcar os locais dos furos, use o prego e o martelo para furar a marmita. Deve-se usar a quina de uma mesa ou bancada para apoiar a marmita por dentro, para que não amasse sua lateral.
Após furar, deve-se rebitar a chapinha na marmita. É importante que o rebite fique justo no alumínio da marmita para que não vaze água ao usar. Apoie a marmita em uma mesa ou bancada e martele a extremidade do rebite por dentro da marmita.
A chapa deve ficar presa como na foto acima.
Veja no detalhe como o cabo vai encaixar por baixo na chapa rebitada. A distância entre a chapa e a lateral da panela deve ter a mesma espessura da ponta amassada da barra de alumínio. O encaixe deve se justo, mas é importante que se consiga colocar e retirar o cabo sem segurar a panela, pois haverá ocasiões em que ela estará muito quente.
Bem mais leve e barato que os kits convencionais para camping. Como essas marmitas normalmente têm tampa que se prende com as travas laterais, é só guardar o cabo e o que mais couber nela, fechar e pronto ! Pé na estrada !!!

 

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

eeee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s