FORTALEZA E LITORAL CEARENSE – JAN 2023

Passamos a noite em Mossoró, numa pousada boa. Tomamos café da manhã e saímos cedo, demos uma passadinha no Mercado Municipal e seguimos de volta para o litoral.

Adentramos no Ceará, e já próximo à capital Fortaleza, entramos na Praia Bela. Paramos em uma ponta do rio com o mar com quiosques. Demos a volta, entramos na praia com a Jubiraca, rodamos um tempo e chegamos no lado oposto. Praia deserta, linda! No local o mar forma uma piscina natural, maravilhosa! Ficamos um bom tempo.

Praia Bela
A piscina natural
Na Jubiraca, ainda tinha uns côcos

Fomos para Fortaleza e dormimos lá. Hotel meia boca. Acordamos e fomos para o Mercado Central (onde a maior parte das lojas são de souvenires e artesanatos) e também no Mercado São Sebastião – esse sim é do jeito que a gente gosta! Bagunçadão, autêntico e com muitas coisas e comidas típicas!

Mercado São Sebastião
Umbu Cajá

Comi sarrabulho (tipo um sarapatel), compramos sapoti e umbu cajá. À tarde saímos para as praias, passamos em uma praia chamada Barra Nova. Lá, em um dos quiosques a Mi pediu uma porção de peixe (Barraca Encontro das Águas) – aliás, uma porção bem mixuruca. Não recomendo.

Saímos de lá e fomos novamente para a Praia Bela. No caminho, paramos no Engenho Luiz. Vimos o processo da rapadura, compramos umas coisinhas. Praia o resto da tarde.

Mais Praia Bela!
Engenho São Luiz

A noite, fomos no Mercado de Peixe, comemos lagosta e camarão frito! Top!!!

Mercado de Peixe
Delícia!!!

Dia seguinte, ficamos a manhã toda fazendo compras no Buraco da Gia. A tarde, partimos de viagem. Paramos na Lagoa de Humaitá, mas é área, particular, e saímos. Paramos na Praia da Baleia. Rodamos um pouco de carro por ela. Paramos numa lagoinha, mas voltamos.

Buraco da Gia
Praia da Baleia

Fomos visitar também os “Lençóis Baleenses”, um local com muitas dunas, que realmente lembram os Lençóis Maranhenses, mas em menores proporções. Só demos azar das lagoas estarem secas. Mesmo assim rodamos um pouco com a Jubiraca nas dunas, e rendeu umas fotos bem legais.

“Lençóis Baleenses”

Seguimos viagem, e no caminho para a próxima cidade (Acaraú) vimos uma senhora fazendo Renda de Bilro, um artesanato tradicional do Nordeste. Paramos, conversamos um pouco. Em Acaraú ficamos em um hotel bom. No dia seguinte, tomamos café no hotel, paramos na Casa Pery (uma loja de redes de mais de 100 anos), compramos duas redes, passamos nos mercados de peixe e municipal e tocamos pra Jijoca.

Casa Pery

Em Jijoca, ficamos no Camping do Tião, que é muito bem estruturado, com sombra, um preço justo e tem saída para a sensacional Lagoa Paraíso! No primeiro dia ainda passeamos, vimos mais algumas lagoas (que os guias de Jericoacoara levam os turistas). Mas curtimos mesmo a Lagoa Paraíso, que é a melhor! Ali descansamos e curtimos a água o dia todo!

Camping do Tião!
Outras lagoas dos arredores de Jeri
Lagoa Paraíso
A cor da água é surreal!

No dia seguinte, pegamos estrada novamente rumo ao Maranhão! Continua no próximo post!

Na nossa viagem de 2017, conhecemos mais lugares legais nos arredores de Fortaleza e também em Jijoca de Jericoacoara (clique nos links para conferir!)

Deixe um comentário