ARAXÁ E SACRAMENTO/MG – NOV/2014

Véspera do feriado de 15 de novembro, e nós desesperados para estrear o nosso novo “motorhome”, ou Kit de Adaptação em Motorhome, construído em junho daquele ano (detalhes no post anterior). Saímos de Bauru depois do serviço, por volta das 20hs. Tudo arrumado, kit instalado, e pé na estrada ! Viajamos à noite, percorremos 400km e chegamos bem cansados na cidade de Sacramento-MG por volta das 1h da madrugada. A cidade é minúscula e como já era de se esperar não encontramos praticamente nenhum lugar aberto. Resolvemos então dormir na caçamba da Montana (dessa vez já com o kit).  Paramos em frente à rodoviária, que era um dos poucos lugares funcionando. Ao lado do carro, havia um bar (lanchonete, sei lá) com umas 10 pessoas conversando e fazendo maior barulho. Resultado: A noite foi péssima ! Mas economizamos uma estadia, rs. Acordamos cedo no dia seguinte, e fizemos o café no nosso motorhome. As pessoas que passavam sempre achavam estranho, foi até engraçado… Mas nossa vista quanto tomamos o café foi muito boa, a igrejinha do centro da cidade !

Café da Manhã com vista para a igreja

Igreja matriz

Coreto na praça central

Ainda bem cedo, saímos para dar um revolteio pela cidade, e o primeiro lugar que conhecemos, bem pertinho da igreja foi o Museu Histórico Corália Venites Maluf. A entrada é gratuita e o lugar é bem conservado e muito interessante. Tem todo tipo de peça antiga, desde cadeira de dentista a instrumentos musicais, passando por documentos, quadros, etc.

Entrada do Museu

Parte interna

Vitrolas, rádios, etc…

Demos uma volta pela cidade, e vimos muitos prédios históricos. A cidade apesar de pequena, é muito interessante. Além da Igreja Matriz (fotos mais acima), conhecemos também a Estação de Bondes (que não funciona mais, mas o prédio é bem bonito). Também vimos uma cena engraçada de dois canários brigando com um retrovisor de carro !

IMG_0478    IMG_0492

Diversos prédios históricos pelo centro da cidade

Estação de Bondes

Canários brigando com o retrovisor

Ainda de manhã visitamos o Colégio Espírita Allan Kardec, a primeira escola espírita do Brasil, fundada em 1902. Fomos bem recebidos, conhecemos a parte interna e os jardins do colégio. Inclusive o senhor que nos mostrou as instalações, nos deu um monte de mangas (no jardim do colégio há mangueiras gigantes).

IMG_0493    IMG_0497

Colégio Espírita Allan Kardec

Pátio interno

Mangueiras

Já à tarde, fomos conhecer mais um atrativo de Sacramento. A Gruta dos Palhares, que fica em um parque municipal fora da cidade, pagamos R$5 na entrada. O local é muito organizado, limpo e bonito. Além da gruta, que já é uma bela atração, no parque há muitos gramados, caminhos, lagos com peixes, lanchonete, bancos, fontes, super legal. A gruta é bem alta, e tem uma cachoeira que cai na entrada, tem alguns caminhos nela, tudo iluminado. Também há muitos pássaros nas fendas da caverna, o tempo inteiro há barulho e movimento das aves.

Lago com capela, já na entrada

Outro lago e a gruta ao fundo

IMG_0540   IMG_0514

A Gruta dos Palhares e a cachoeira à frente

IMG_0521   IMG_0525

Por dentro da gruta

Maritacas nas fendas da gruta

Passeamos bastante pelo parque, o local é muito bonito e agradável. Dá para passar um dia tranquilamente. Saindo de lá, pegamos estrada para a cidade de Araxá, bem próxima. na estrada, vimos um pica-pau em uma árvore !

Pica-pau

Em Araxá tínhamos reservado uma diária na Pousada Sesc. Essa pousada, bem diferente da pousada Sesc Pirenópolis que havíamos ficado em março, fica bem no meio da cidade, não é tão bem conservado como o de Pirenópolis. O quarto e as instalações são boas, tudo arrumadinho, mas talvez por estar com algumas partes em reforma ou ser mais antigo, ficamos com uma impressão meio ruim do local. Pagamos cerca de R$75 no quarto duplo, com ventilador, frigobar, banheiro e café da manha incluso.

Quartos da Pousada

Pousada Sesc Araxá

Depois de nos hospedar, Saímos dar uma volta pela cidade.Conhecemos a Árvore dos Enforcados, que tem muita história por trás, mas no local em si não há nada de informativo. Vale pela vista que se tem da cidade, por estar em um lugar alto. Fomos também ver o Mirante do Cristo. O local tem muito potencial para turismo, mas está abandonado, quando chegamos lá tinha um monte de maconheiros, ficamos até com medo de acontecer alguma coisa… A vista da cidade é muito bonita, inclusive tem um bar abandonado lá, que poderia estar funcionando e cheio de turistas.

Árvore dos Enforcados

Mirante do cristo

Fomos também conhecer a antiga Estação Ferroviária de Araxá. atualmente no local funciona uma escola de artes e uma loja de artesanato onde há teares e algumas mulheres tecendo tapetes. Não é um passeio imperdível, mas vale a visita pelo prédio, que é bem bonito e conservado e pelas artesãs e seus trabalhos.

Prédio da antiga Estação Ferroviária

IMG_0559   IMG_0564

Estátua no jardim da estação e a sala com os teares

Ainda no mesmo dia, fomos até o Hotel Termas do Barreiro, que fica fora da cidade. no caminho, vimos o Hotel Colombo (já desativado). O Termas do Barreiro é gigantesco, muito grande mesmo. Na verdade esse hotel é o grande atrativo da cidade. Para quem não se hospeda nesse hotel, a cidade em si não é tão interessante. Nesse hotel, além das águas termais tem trilhas, passeios a cavalo, lago com caiaques e pedalinho, passeios a pé e de bicicleta, fontes, jardins, e mais uma infinidade de coisas. Quem não está hospedado por lá (nosso caso), pode entrar e conhecer toda a área externa, os jardins, e tudo mais.

Antigo Hotel Colombo

IMG_0571   IMG_0572

Hotel Termas do Barreiro

Nas dependências do hotel, fizemos um passeio de carro e também a pé. Vimos fontes, jardins, e também um tucano (!)

Um mirante com o lago e o hotel ao fundo

Fonte

Tucano!

Saímos de lá bem no final da tarde e voltamos à pousada. Jantamos, tomamos um banho e saímos para dar mais uma volta na cidade à noite. Vimos várias construções históricas, um grande jardim no meio de uma avenida (cheio de gente) com uma fonte bonita e toda iluminada. Também vimos a Igreja Matriz de São Domingos.

Quartos da Pousada Sesc Araxá

IMG_0586   IMG_0592

Prédios antigos do centro

Fonte

Igreja Matriz de São Domingos

Depois desse dia cansativo mas proveitoso, fomos para a pousada para a merecida noite de sono. No dia seguinte, tomamos o café da manhã reforçado da pousada e saímos novamente para a cidade. Fomos até o Museu Dona Beija, talvez o mais famoso da cidade, mas estava fechado por conta de reformas. Seguimos então para a Capela São Sebastião, muito antiga (fundada em 1804), onde também funciona um pequeno museu de arte sacra. Vale a visita. Se não me engano pagamos tipo R$3 cada um para entrar no museu.

IMG_0607   IMG_0608

Capela São Sebastião

Já era hora do almoço, e como já tínhamos visto boa parte dos atrativos turísticos de Araxá, resolvemos pegar estrada de volta. Mas antes queríamos passar por Sacramento novamente. Demos mai uma boa passeada pela cidade, e pegamos umas estradas rurais também. Fomos até a Represa Jaguará, de um azul impressionante, muito bonito mesmo.

Construções antigas próximas à represa

IMG_0620   IMG_0633

Represa Jaguará

Almoço à beira da represa

E depois do almoço voltamos pra Bauru !