O GRANDE GUIA DE PERRENGUES (2)

Continuando o Grande Guia de Perrengues, dois posts que poderão lhe ajudar em algumas situações, ou, pelo menos dar algumas risadas com os apuros que passamos. Nessa segunda parte, estão relatados alguns problemas mais simples de resolver, porém, se ignorados, podem causar problemas. Como em qualquer ocasião da vida, é melhor prevenir do que remediar. Em uma viagem não é diferente. Ir preparado faz toda a diferença. Boa leitura!

8. ANIMAIS

Felizmente, nunca tivemos nenhum problema sério com picadas, coices ou mordidas de animais em nossas viagens. Mas o que vale ao ver algum animal selvagem em uma trilha é o bom senso. Primeiramente, ande com muita atenção, olhando bem onde pisa e também as árvores. Viu uma cobra? Um enxame de abelhas? Avise que estiver junto, e desvie o caminho com cuidado. Já passamos alguma situações de encontrar cobras em trilhas, mas não tivemos problemas. O mais sensato é não mexer com elas.

IMG_ (304)   IMG_2214

Cobras (Argentina e PETAR/SP)

IMG_3970

Aranha gigante

Em relação à cuidados ao acampar, vale a pena uma atenção especial para não deixar os alimentos fora do carro ou barraca. Em 2009, em Minas Gerais, sofremos um “furto” de comida de  um cachorro que estava no camping. Deixamos algumas coisas sobre a mesa do quiosque, e quando acordamos percebemos o sumiço de algumas coisas e vimos o cachorro correndo com a lata de manteiga na boca, rs!

9. COMIDA

Sempre demos preferência para levar nossa própria comida e preparar nos campings que ficamos. Também comprar em supermercados de cidade próximas. Primeiro porque fica mais barato, e segundo, evitamos problemas com alimentos “desconhecidos”. Sim, sempre que podemos, provamos algum prato local, mas isso é quando sobra um dinheiro ou temos muita vontade. Problemas consideráveis com comida quando estivemos na Bolívia. Passamos bastante mal com a comida de lá. Não pela comida, mas pela falta de saneamento do pessoal que prepara.

IMG_ (1118)

Vai uma carne de lhama aí?

IMG_ (1626)

Comida boliviana: Muito saborosa, mas muito cuidado!

Ah, sim, teve uma ocasião em que nos esquecemos de levar frigideira, só levamos uma panelinha no camping. Resultado: Preparamos um monte de comida na pedra!

IMG_3612

Jantar na pedra!

10. SAÚDE

Um grande perrengue que passamos foi no Parque Estadual do Ibitipoca (MG), em 2009. Fizemos uma trilha de 22km, e depois de unas bons km percorridos, já mais da metade do caminho, minha glicose começou a cair, cair (sou diabético, e com o exercício ela foi caindo). E meus doces já haviam acabado. Passamos um belo de um aperto aquele dia. Na mesma viagem, em um descuido que a Mi estava descalça, pisou em um cacto (coitada, ficou mais de uma hora tirando espinho do pé, rs).

DSC03836

Já pisou em um desses?

Vale lembrar de tomar cuidado com alimentação, saúde, levar os remédios e um bom kit de primeiros socorros nas viagens.

IMG_2324

Ah, sim, e essa topada de dedo em Paraty-RJ

11. MAIS PROBLEMAS COM O CARRO

Primeiramente, o ideal é ter um bom conhecimento, senão uma noção de mecânica e funcionamento geral do seu carro, especialmente em viagens longas. Já passei muito perrengue com carro, em diversas ocasiões por não ter esse conhecimento. Ainda está em meus planos fazer um curso para resolver alguns desses problemas quando precisar. Há alguns anos, estávamos indo para o Vale do Ribeira com o Corsa de minha mãe (na ocasião meu Uninho estava no conserto). Já quase no final da serra, o motor superaqueceu (depois soube que foi porque a mangueira da distribuição da água tinha rompido), mas na hora não fazia nem ideia do que poderia ser. o fato é que ficamos na mão de um mecânico muito ruim de beira de estrada, perdemos quase o dia inteiro para resolver isso.

Essa última viagem (Bolívia), foi o recorde de problemas com o carro. Por sorte, nada tão sério. Mas foram vários: 1.Pneu estourado, atravessando os Andes; 2.Uma pequena trinca no pára-brisas no início da viagem que no final se tornou uma rachadura que pegava mais da metade do vidro; 3.Carro empanado de sal no deserto de Uyuni, tivemos que pagar uma lavagem do carro e do motor; 4.Uma pedrada animal vinda da roda de um caminhão, que pegou na capota da Montana, chegou a fazer um buraco na fibra; 5.Ao passar em uma valeta no salar, o carro começou a fazer um barulho bizarro ao andar em 3ª e 4ª marcha. Ao mandar lavar o carro para tirar o sal, consegui ver que a cremalheira (que eu nem sabia que tinha esse nome) estava pegando no protetor do cárter, que amassou com a pancada. No mesmo dia entrei embaixo do carro, e com uma alavanca consegui voltar o protetor ao lugar certo! 6.Farol queimado. Felizmente encontrei a lâmpada para comprar em Potosí, e tive que aprender a trocar na hora. 7.Uma maldita luzinha de ignição no painel acesa quase o tempo todo. Como não percebi diferença alguma no carro, toquei viagem. Isso não me causou problemas (até agora). Na hora fiquei preocupado, mas depois me acostumei com a luzinha e não tive problema algum (rs).

IMG_ (1184)

Crosta de sal

IMG_0378

Luzinha do painel. O que pode ser?

IMG_0381

Farol queimado

IMG_0382

Pedrada na capota

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

3 comentários sobre “O GRANDE GUIA DE PERRENGUES (2)

  1. Kkkkk cara essa luzinha também me atormentou em uma viagem em que pegamos muita chuva. Liguei pro meu mecânico e ele me disse que não era nada grave… Pouco tempo depois apagou. Pegou muita umidade no sensor e essa luzinha acende.. nada demais

    Curtido por 1 pessoa

    1. Essa luzinha pode ser uns 200 tipos de defeito no carro… Então, quando ela acende, e não está rolando nada de diferente com o carro, eu já nem me preocupo mais. Essa luzinha acende, fica uns dia, depois apaga, fica mais uns dias… Já está assim há mais de um ano, hahaha

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s