Resolvi fazer mais um post sobre atrativos turísticos de Botucatu, essa cidadezinha do interior de São Paulo, onde morei durante 20 anos, e a cada vez que volto descubro lugares novos e interessantes para se visitar.
Você pode conferir mais atrativos turísticos de Botucatu aqui, algumas de suas mais de 30 cachoeiras clicando aqui, ou ainda ver um mapa que eu mesmo editei e linkei aqui no Revolteio pelo Google Maps com a localização desses pontos turísticos (clique aqui).
Há alguns meses fomos para Botucatu, e vimos alguns lugares que já conhecíamos, mas que estão tomando uma cara nova. Aliás, parece que enfim Botucatu está começando a investir em turismo, coisa que já deveria estar sendo feita há muitos anos, devido ao potencial que oferece. Visitamos a Estação Ferroviária (antiga FEPASA), restaurada no ano passado (já estava fechada e abandonada há uns 20 anos, desde que os trens de passageiros foram desativados). Tenho boas lembranças desse lugar, quando eu e meus primos íamos com meus avós para Itapetininga naqueles trens a 50km/h. Sensacional!
Chegando à estação
A bela fachada, agora restaurada
A estação tem entrada gratuita e foi transformada em uma espécie de museu, toda recuperada, inclusive com móveis e muitos itens da época. No piso de cima do saguão principal, funcionam as secretarias de Esporte e Turismo, e é possível subir para conhecer. Vale muito a visita. Em uma das salas da estação funciona uma grande maquete de ferromodelismo. Também está em reforma, a antiga lanchonete da estação, onde em breve irá funcionar um bar, com a cara da época. Ainda em frente à estação, há uma “Maria Fumaça” restaurada, muito legal também.
Hall de entrada
Plataforma de embarque
As antigas locomotivas e vagões
O Bar Estação, muito charmoso, conserva todo estilo e características da lanchonete original da estação. Comida de boteco, chopp gelado, e música ao vivo fazem o local lotar principalmente aos finais de semana!
Entrada
Interior
Balcão, tudo às antigas
A “Maria Fumaça”, em frente à estação
Mais um lugar legal da cidade que está muito bonito é o Parque Municipal (entrada gratuita). Conta com um belo lago, quiosques, trilhas, uma mata nativa bem preservada com um riacho e nascente, banheiros, tudo novo e bem cuidado.
Trilhas do parque
Mais trilhas
Lago (esse dia estava meio sujo por causa das chuvas)
Outro ponto turístico que merece destaque é o Mercado Municipal. Em 20 anos que morei em Botucatu, acho que foi a primeira reforma que vi por lá! O Mercado recebeu vitrais, com temas da cidade, os box das vendas e quitandas foram todos realocados, o lugar ficou bem mais espaçoso e o piso superior ficou com uma praça de alimentação. Também vale a visita.
Na parte de baixo, bancas de flores, quitandas, açougues…
E na parte superior, uma praça de alimentação
Rio Bonito: Uma espécie de distrito de Botucatu às margens de uma represa do Rio Tietê. Nesse ponto, o rio é limpo, inclusive para pesca e banho. O bairro tem uma infinidade de ranchos e casas de veraneio, muitas à beira da represa, com estaleiros, etc. A orla da represa está toda reformada. Agora a orla possui um tablado de madeira com um parapeito tipo mirante para o rio, os arredores foram gramados e muitas árvores foram plantadas. Ainda em construção, vimos também alguns quiosques com churrasqueira.
A represa
A orla, ainda em reforma
Estaleiros e mirantes
Na entrada da cidade pela Av. Vital Brasil, fica a Praça Brasil-Japão, que homenageia os imigrantes japoneses que vieram a Botucatu. A praça possui lanchonetes, quiosques, aparelhos para exercícios, lagos e decorações orientais.
Lago
Praça Brasil-Japão
Outra praça que vale visitar em Botucatu, é a Praça Emílio Peduti (conhecida como “praça do bosque”), que fica bem no centro comercial da cidade. Muito arborizada, a praça conta com as estátuas de Emílio Peduti e do famoso músico Raul Torres (em tamanho real, bem legal). A praça também possui banheiros públicos e uma bela fonte.
Praça Emílio Peduti
Estátua de Raul Torres
Fonte
Obviamente este último não é um ponto turístico. É o Asilo Municipal, é muito antigo e possui uma igrejinha bem bonita. A entrada para o asilo também rende belas fotos. E é claro, vale visitar para levar carinho e algo mais aos velhinhos de lá 😉
Rua da entrada do Asilo
Igreja do Asilo
Bairro Toledo – Um bairro rural, que na verdade pertence ao município de São Manuel, fica entre as duas cidades. Lá existe uma antiga estação de trens muito antiga (da década de 20), algumas casas, uma Igreja e também a Casa Santo Anônio, um bar e armazém de 1945 que funciona até os dias atuais. Lá é muito frequentado aos finais de semana, pelo pessoal da região. Uma cerveja gelada e um “dedo de prosa”
Toledo
Estação ferroviária
Igreja
Vários pés de tamarindo
E a famosa Casa Santo Antônio
Todos os pontos turísticos relatados neste post, e nos posts Botucatu 1, Botucatu 3 e as cachoeiras estão marcados no Mapa de Atrativos Turísticos de Botucatu!
SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:
Ficou muito lindo! Amo seu blog Denis!! Saudades de Botucatu e de vcs!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Saudades. Nossa!!! Quanta saudade!!! Parabéns pelo Blog! 😊
CurtirCurtido por 1 pessoa
Parabéns pelas publicações, Denis!
Visitei Botucatu em duas oportunidades para participar de corridas e fui ao Rio Bonito alguns dias atrás, mas ainda não havia tomado coragem de conhecer o restante de Botucatu por não encontrar muitas informações sobre os pontos turísticos da cidade.
Suas matérias ajudaram muito. Já estou montando um roteiro p/ a próxima semana.
Valeu!
CurtirCurtir
Amo Botucatu!! Saudades!!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Também estamos com saudades, Ivania! Espero que logo possamos te visitar, conhecer a Nicarágua, e colocar aqui no Revolteio!
CurtirCurtido por 1 pessoa