PARNAÍBA/PI E DELTA – SET/2017

Revolteio agora no Piauí! Mais um post da nossa viagem pelo Brasil!

Saímos de Ubajara-CE (confira no post anterior), passamos por Viçosa do Ceará, e depois de algum tempo, cruzamos a divisa com o Piauí! Queríamos passar pelo Parque Nacional das 7 Cidades, mas nosso cronograma e $$ não iriam permitir.

 Estrada boa, chegamos em Parnaíba-PI por volta das 15h. Fomos pra Pousada Cristo Rei, e fomos super bem recebidos pelo Sr. Ribamar e Marielza, sua esposa. Aliás, uma recepção como poucas vezes tivemos! Assim que chegamos, já nos receberam como parte da família. Era por volta das 15h, nos convidaram pra sentar, serviram café, bolo, e um monte de coisas pra gente. Ficamos conversando um pouco, o casal super gente boa.

IMG_7610
Pousada Cristo Rei

Falaram muito bem do passeio de barco para o Delta do Rio Parnaíba, e, pelos atrativos e pelo preço, ficamos muito interessados. Mas não tínhamos planejado ficar mais de um dia ali, e teríamos que mudar uma data de passeio no Maranhão. Mandei um email, e ficamos no aguardo.

O quarto que ficamos, ótimo. Gigante! Cama de casal, duas de solteiro, banheiro, rede, frigobar, ar condicionado, uma cozinha (sim!), com fogão, geladeira, pia… e ainda uma lavanderia, com tanque e varal! Eita, demos uma adiantada na vida! Lavamos nossa roupa, deixamos tudo no jeito.

IMG_7611
Quarto excelente!

Dali um tempinho, saímos de carro para conhecer a cidade. Fomos passear. Parnaíba, a maior cidade do pequenino litoral do Piauí. Aliás, a cidade é bem grande. Avenidas largas, prédios históricos, bem interessante.

Saímos da cidade, conhecemos a praia de Luis Correia (cidade vizinha, quase junta com Parnaíba). Praia legal, bem movimentada.

IMG_7638
Praia de Luis Correia

De lá, já no final da tarde, fomos conhecer outra praia, em Parnaíba mesmo, chamada Pedras de Sal. Cheia de quiosques, um belo Farol (infelizmente estava fechado à visitação), e bastante gente vendo o por do sol, nadando, etc. Aliás, o nome da praia é devido às pedras de sal que se formam nas rochas na beira da praia pela evaporação da água. Legal, né?

IMG_7615
Praia Pedras de Sal
IMG_7626
Pedra de Sal
IMG_7636
Farol

 Demos uma passada rápida pelo Centro Histórico (estava anoitecendo, tudo fechado), fomos no Mercado e compramos umas coisinhas. Chegamos na pousada, e recebi o e-mail confirmando a alteração do passeio no Maranhão que eu tinha pedido. Show! Já avisei o Sr. Ribamar que faríamos o passeio para o Delta! Prontamente, ele já entrou em contato com a agência que faz o passeio e reservou 2 ingressos pra gente!

IMG_7639
Parada na estrada para uma foto do pôr-do-sol!

Pronto. Fizemos janta (strogonoff, uia!), a Mi foi dormir e eu ainda fui dar uma geral no carro. O freio estava fazendo um barulho esquisito… Tirei a roda, procurei, procurei, mas meu conhecimento sobre mecânica não me ajudou nem um pouco. Um senhor que trabalha na pousada, gente boa, veio dar uma olhada no carro também, e apesar de não termos resolvido, ele já falou com certeza que é a lona do freio. Montei as rodas, banho e cama!

IMG_7646
Café da manhã da pousada

Dia 10 de setembro, acordamos cedo, tomamos café da manhã (muito bom), mais um “dedo de prosa” som os donos da pousada, e fomos para a agência. Compramos o voucher (acreditem, apenas R$60 por pessoa, um passeio de catamarã para o Delta do Parnaíba, de 6h de duração, com café da manhã, almoço e ainda porção de caranguejo no final do dia!) e seguimos para o Porto do Tatus. Deixamos o carro num estacionamento por uns R$10 e embarcamos por volta das 9h no catamarã.

IMG_7651
Porto do Tatus
IMG_7652
Saindo pro passeio – Um dos melhores da viagem!
IMG_7668
Segue o barco…

Começamos a navegar, fomos no andar de cima. Serviram frutas, fomos tirando muitas fotos. A guia vai falando os detalhes do passeio. O Delta do Rio Parnaíba é onde ele se junta com o Oceano Atlântico, e se divide em muitos braços, formando um arquipélago com mais de 70 ilhas. O rio divide os estados do Piauí e Maranhão.

IMG_7706
No catamarã
IMG_7660
Um dos braços do Parnaíba

Pararam com o barco em um banco de areia, descemos, caminhamos, e nadamos um pouco. Uma praia bem bonita, rio misturado com mar. Ah, sim, e fizemos um vídeo que está no nosso canal do Youtube! Clique AQUI para assistir!

IMG_7675
A primeira de muitas paradas no passeio
IMG_7686
Praia (e esses “laguinhos” na areia são quentinhos!)
IMG_7700
Revolteio pelo Brasil!!!

Continuamos navegando pelo rio Parnaíba, vimos mangues, praias, e catadores de caranguejos. Almoçamos, comida boa. Mais umas duas horas de passeio, vimos o “homem lama”, no mangue, mostrando uns caranguejos para o pessoal do barco. A guia explicava tudo. Já no final da tarde, comemos uns caranguejos, e nadamos no Parnaíba.

IMG_7751
Peixinhos nos observando…
IMG_7717
Catadores de caranguejo… Trabalho hard!
IMG_7720
Fieiras de caranguejo – prontos para a venda
IMG_7763
Coitados dos bichinhos… Mal sabem o que os aguarda!
IMG_7765
Tcharaaaaam!!!
IMG_7767
Mas que tava bom, tava!

O barco parou numa prainha, e subimos uma baita de uma duna, quente que só… e conversamos um pouco com um cara de São Luís, pegamos umas dicas. Conversamos também com um casal de SP. Aportamos, por volta das 15h. Adoramos o passeio!!! 

IMG_7768
Última parada: Os “Lençóis Piauienses”
IMG_7776
Show
IMG_7780
Mais um pouco de caju

Final da tarde, pé na estrada. Agora, Revolteio rumo ao Maranhão! Nossa aventura pelo Brasil continua no próximo post!

Nota: A hospedagem do blog Revolteio na Pousada Cristo Rei foi uma cortesia. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre o a hospedagem.

 

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s