LENÇÓIS MARANHENSES – SET/2017

Saímos de Parnaíba-PI por volta de 16h. Ainda no Piauí, a estrada continuava boa (confira no post anterior). No Maranhão, nem tanto… Já à noite, pegamos intermináveis 40km de terra e MUITAS costelas de vaca, areia e poeira. Sofrido! Dava pra ouvir cada parafuso da Montana chacoalhando, rs. Chegamos em Barreirinhas-MA às 20h, já à noite, no Hotel Pousada do Buriti. Muito bom, com certeza um dos melhores da viagem 🙂 Fomos bem recebidos, descarregamos as coisas, comemos alguma coisinha, banho e cama. Ah, e ar-condicionado. Pensa num lugar quente!

Tomamos café da manhã (ótimo), e conhecemos melhor o hotel. Legal demais, tem piscinas, quiosques, bar, um lago para pesca, salão de jogos… tudo limpinho e bem arrumado.

IMG_7788
Quartos
IMG_7792
Banheiro
IMG_7798
Área externa – Show!!!
IMG_7804
Lago para pesca

 

Mexi um pouco no blog, arrumamos as coisas pro passeio à tarde (estávamos com um passeio programado às 14h para os Lençóis, e pela manhã saímos dar uma volta a pé pela cidade de Barreirinhas. Muito calor! Passamos em uma feira de rua, passamos também pelo mercado municipal. Lá, almoçamos em uma barraquinha. Peixe com caju, muita comida, muito boa e bem baratinho! Satisfeitos, fomos para a pousada, e às 14h o 4×4 da agência passou pegar a gente.

IMG_7818
Mercado Municipal
IMG_7821
Caminhonete 4×4 da agência

Nos dias em que ficamos em Barreirinhas, fizemos os passeios com a agência Vale dos Lençóis. Já a bordo do 4×4, passamos em mais algumas pousadas pegar mais umas 8 pessoas, e paramos rapidinho em um mercado comprar uns lanchinhos, e saímos. Passamos uma balsa, e depois muita, MUITA areia. Areião, uns rios, pés de caju… Depois de uns 40 minutos, paramos   em uns quiosques, já no limite do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e subimos uma duna enorme a pé. Se bem me lembro, o guia disse que eram 80m. Tem até uma corda pra ajudar na subida, rs.

IMG_7825
Atravessando o Rio Preguiças
IMG_7845
A subida da duna
IMG_7851
Quaaase no topo

Ao chegar lá em cima, a vista é sensacional. Até esquecemos o cansaço da subida. Maravilhoso! Coisa de filme, as dunas, branquinhas a perder de vista, e os lagos azuis no meio. Caminhamos pelas dunas, tomamos banhos nas lagoas, muito lindas. E por incrível que pareça, mesmo com aquele sol, a areia não esquenta. Isso acontece porque sempre tem um vento que vai movendo a areia, fazendo com que não se aqueça. Louco, né?

IMG_7865
E a vista lá de cima…
IMG_7874
As lagoas azuis, maravilhosas!
IMG_7878
Água muito transparente! Indescritível!

Fotos e vídeos, muitos! Conhecemos um casal de gaúchos, gente boa. Engraçado é que lá parece que o pessoal volta a ser criança! Tinha uma carioca junto que queria ficar rolando nas dunas, rs… Cada coisa!

IMG_7890
Show!

 

Ficamos umas 3 horas, entre caminhadas leves pelas dunas, e paradas nas lagoas. O guia, acompanhou e explicou muita coisa bacana.Vimos o pôr do sol, Maravilhoso. Voltamos já no escuro no 4×4, paramos pegar caju, e chegamos na pousada. Saímos procura algo barato pra comer, rodamos, e acabamos comprando uma pizza, e comemos no hotel.

IMG_7924
E o pôr-do-sol

Acordamos atrasados, arrumamos tudo correndo no carro, tomamos café no hotel, e o guia chegou, já para nosso segundo passeio com a Vale dos Lençóis. Nos acompanhou até o estaleiro, chegaram mais algumas pessoas e em alguns minutos saímos para o passeio de lancha pelo Rio Preguiças (veja o vídeo do passeio).

IMG_8065
Rio Preguiças, e os buritizeiros nas margens

Seguimos pelo rio, de águas calmas e muitas palmeiras e vegetação nativa nas margens, o guia parou algumas vezes para explicar as coisas, e pouco tempo depois, paramos em Vassouras, um povoado com umas casinhas de palha e e bares. Cheio de turistas. Andamos um pouco nas dunas, e nos molhamos um pouco no lago verdinho no meio delas. Vassouras está inserida nos Pequenos Lençóis Maranhenses. Brincamos um pouco com os inúmeros macacos-prego que ficam perto do bar, super folgados.

IMG_7989
Pequenos Lençóis
IMG_7997
Macaco-prego

Seguimos passeio. Paramos na vila de Mandacaru. Maior que Vassouras, o grande atrativo desse povoado é o Farol Preguiças. Desembarcamos, e subimos o farol, cheeeio de turistas. Mas a vista lá de cima vale a pena. Descemos, pegamos uns cajus e fomos pro barco.

IMG_8021
Chegando em Mandacaru
IMG_8024
Bem-vindo!
IMG_8025
Farol Preguiças
IMG_8033
E a vista lá de cima!

 

Fomos então até a vila Caburé, na hora do almoço. A vila fica na beira do Rio Preguiças, e a poucos metros da praia. A parada por lá é bem na hora do almoço, e tem alguns quiosques e restaurantes onde os turistas comem. Tudo muito caro, principalmente nos que ficam perto do píer onde os barcos param. É claro que pesquisamos e andamos um pouco até achar um quiosque com preço justo. Almoçamos, muito bom.

IMG_8052
Almoço
IMG_8050
Praia de Caburé

Como o barco fica lá um bom tempo esperando os turistas, aproveitamos para ir junto com o piloto levar um casal até Atins, a uns 20 minutos dali. Voltamos, pegamos o pessoal em Caburé e partimos. Chegamos em Barreirinhas no final da tarde, tomamos banho rapidão no hotel, e pegamos estrada, rumo à capital maranhense! Continua…

Nota: A hospedagem do Blog Revolteio no Hotel Pousada dos Buritis e os passeios realizados pela agência Vale dos Lençóis foram cortesias. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre o a hospedagem e os passeios.

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s