ESPECIAL – BOTUCATU/SP (1)

Aqui estão alguns atrativos turísticos de Botucatu-SP, cidade onde morei durante quase 20 anos, onde vivem meus pais, ainda vou pra lá com certa frequência. Com todo esse tempo vivendo lá posso afirmar que conheço a maioria dos atrativos da cidade. Botucatu é uma cidade serrana (na verdade é uma cuesta), com altitude em torno de 900 metros, por isso tem muuuitas cachoeiras (dizem que tem mais de 30 !) e o clima por lá é bem agradável, venta e faz mais frio que as cidades da região. A cidade também possui um centro histórico bem preservado e muitos prédios antigos. Botucatu tem grande potencial para ecoturismo e turismo de aventura, tanto como cidades do interior paulista que já aproveitam esse potencial, como Brotas ou Socorro.

Vamos começar com um revolteio pelo Centro Histórico, que é um grande largo com duas praças, uma de frente para a outra. O chão ainda é todo de paralelepípedo. O prédio principal do centro histórico é a igreja Basílica Menor de Santana, inaugurada em 1943, é a maior igreja da cidade.

IMG_1921

Largo da Catedral

IMG_1929

Praça Rubião Júnior (em frente ao largo)

IMG_1934

Mapa do Centro Histórico

IMG_1936

Placa com as rotas de cicloturismo na região de Btucatu

IMG_1935

Catedral

DSC03649

Dentro da igreja

Ainda nesse largo há vários prédios históricos, como a Casa das Meninas (um orfanato construído em 1927), a Santa Casa de Misericórdia (1895)os colégios La Salle, Santa Marcelina, Grupo Escolar Cardoso de Almeida  (todos do início do século passado), e também a Escola Normal (EECA).

DSC03620

Colégio Santa Marcelina

DSC03622

Escola Normal EECA

Ao lado da Casa das Meninas, está o prédio da Caridade Portuguesa, que já foi uma faculdade.

IMG_0126

Caridade Portuguesa

Ainda no centro histórico, está a Prefeitura Municipal, que a princípio foi construída para ser um prédio dos Correios, e foi inaugurada em 1940. Também na Avenida Santana, mais adiante do largo da Catedral, está o Antigo Fórum, construído em 1920 sobre um antigo cemitério, durante muito tempo abrigou um presídio, depois o fórum, e passou por uma grande reforma para se tornar uma Pinacoteca.

IMG_1927

Pinacoteca

Mais alguns atrativos na cidade: Praça Coronel Moura (Paratodos), onde há uma concha acústica com arquibancada, trailers de lanche e afins,  e em frente está Teatro Municipal, ambos localizados na Avenida Floriano Peixoto. Essa avenida é a continuação da Rua Amando de Barros, onde está localizada a maior parte co comércio da cidade.

DSC03714

Concha acústica da Praça Paratodos

    DSC03716

Teatro Municipal

IMG_1919

Avenida Amando de Barros – O cerne do comércio botucatuense

Outro grande atrativo de Botucatu é a Fazenda Lageado, onde funciona também um campus da Unesp, é uma fazenda enorme, e muito antiga (1934), onde trabalhavam escravos no plantio, colheita e processamento do café. A fazenda ainda possui a casa grande (onde atualmente funciona o Museu do Café,  muito interessante, com entrada gratuita e uma sala recém inaugurada), os vários terreiros para a secagem dos grãos, a senzala, silos, e todo o maquinário de processamento, além de diversas outras construções e benfeitorias da mesma época. O passeio é imperdível !

 DSC03653

Silo

DSC03654

Casa Grande (Museu do Café)

DSC03652

Terreiros

Ainda na Fazenda Lageado, sob administração da Unesp, funciona o Museu/Serpentário do CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos), também com entrada franca, onde é possível ver e conhecer uma infinidade de serpentes e outros animais peçonhentos, que integram a pesquisa do centro. Monitores do local dão explicações detalhadas sobre os animais. Muito interessante !

IMG_0225

Serpentes

IMG_0224

Até me deixaram carregar essa (não peçonhenta)!

Além de todos esses pontos citados, a cidade ainda possui diversos museus, como o Museu de Arte Contemporânea “Itajahy Martins” (Av. Dom Lúcio, 755 – Centro – Espaço Cultural), Museu do Boiadeiro (Distrito de Rubião Júnior) e o Museu do Caboclo (Estância Demétria). A Estância Demétria também é um bairro muito interessante. Fica na zona rural, e os moradores são grande parte, descendentes de alemães, e no bairro há bares e restaurantes com comidas típicas e orgânicas.

IMG_0292.JPG

Sítio Bahia (produtos naturais e orgânicos), na Estância Demétria

Também o distrito de Rubião Júnior, onde está localizado o campus de medicina e hospital da UNESP, possui um morro com a Igreja Santo Antonio, que oferece uma vista privilegiada da região. Obs: Subindo o morro até a igreja, é possível ver a Pedra do Macaco.

IMG_1882

Morro de Rubião e a Igreja Santo Antônio

IMG_0868.JPG

Pedra do Macaco

IMG_0225

Vista de cima do morro

Na zona rural de Botucatu, também existem diversos atrativos. As inúmeras cachoeiras estão no Post ESPECIAL – CACHOEIRAS. Além delas, o visitante pode percorrer as estradas que descem a cuesta, e ver o Gigante Deitado, que fica na divisa com os municípios de Botucatu, Pardinho e Bofete, e é uma formação de rochas que lembram mesmo um gigante dormindo. Os “pés”do gigante compõem a formação denominada Três Pedras, que também vale a caminhada. Próximo à essas formações está o Restaurante Cantina da Figueira, que serve comida caseira e tem uma vista maravilhosa do Gigante Deitado e das Três Pedras. Talvez o melhor ponto para observar o Gigante Deitado (e também comer as famosas coxinhas) seja o Bar do Vivan, localizado na zona rural da cidade vizinha Pardinho.

IMG_0866

  IMG_0867

As Três Pedras

 IMG_0854

 Figueira ao lado do restaurante

DSC03842

Vista do Gigante Adormecido

Todos os pontos turísticos relatados neste post, e nos posts Botucatu 2, Botucatu 3 e as cachoeiras estão marcados no Mapa de Atrativos Turísticos de Botucatu!

 

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

4 comentários sobre “ESPECIAL – BOTUCATU/SP (1)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s