UBATUBA E SÃO LUIZ DO PARAITINGA – OUT/2016

Saímos de Botucatu na sexta-feira de manhã rumo à Ubatuba, passar alguns dias. Cerca de 7 horas de viagem, passando por Campinas, Taubaté e a serrinha até o litoral norte. Por volta das 11hs, chegamos à charmosa cidade de São Luiz do Paraitinga, encravada na Serra do Mar. A cidadezinha é muito bonita, parece que parou no tempo. As construções antigas, as casinhas coloridas, as inúmeras ladeiras, e a Igreja Matriz, que havia sido destruída pela enchente de 2010, agora completamente restaurada.

img_0695

Igreja Matriz

img_0719

Casas coloridas

img_0713

Um dos cartões postais da cidade

img_0694

Centro histórico

Passeamos pelas vielas da cidade, conhecemos também a bela Igreja N.S. do Rosário, bem no alto da cidade.

img_0709

Igreja N.S. do Rosário

img_0707

Infinitas ladeiras

Aproveitamos a parada na cidade para almoçar. Não em restaurantes caros, mas no Mercado Municipal. Comida caseira a preço justo, R$13 por pessoa (prato feito bem grande), com uma bela vista do pátio do mercado e os morros da Serra do Mar ao fundo.

img_0697

Mercado Municipal

Seguimos viagem, e chegamos a Ubatuba por volta das 14hs, com chuva. Aliás, nessa viagem, confirmamos o apelido “Ubachuva”. Ficamos hospedados em uma quitinete, que reservamos e alugamos pelo site Air BNB. A página possibilita o aluguel de imóveis por pelos usuários em um curto espaço de tempo (final de semana, feriado, temporada), e é claro, quem busca contato com os proprietários. Muito interessante!

Ficamos na quitinete, completa e super bem localizada (bairro Itaguá), por módicos R$30,00 por pessoa a diária. E o proprietário (que mora na casa em frente à quitinete), o Sr. Antônio, super simpático e prestativo. Nos deu muitas dicas de passeios por lá. Ah, sim, na casa também vivia a Xena, uma cadela super simpática (uma mistura de Pitbull com Labrador).

IMG_0834.jpg

Xena (a força de um Pitbull com o comportamento de Labrador, rs)

IMG_0737.jpg

Praia do Itaguá

No primeiro dia, não aproveitamos muito. Descarregamos as coisas, organizamos tudo, e aproveitei o mau tempo para ficar no computador adiantando alguns serviços. O dia seguinte amanheceu chuvoso (vai se acostumando), e fomos andar pelo centro da cidade. Conhecemos o Mercado de Peixes, localizado na Ilha dos Pescadores (um bairro), a Igreja Matriz, e diversas construções históricas. Mais tarde, de carro, fomos até o Farol, e um mirante.

img_0732

Centro histórico

img_0744

Farol

img_0730

Mercado de peixes

img_0723

Igreja Matriz

A tarde, mesmo com chuva, saímos caminhar. Afinal, quem está em Ubatuba é pra se molhar 😦   Fomos até o porto, na ponta oposta da praia do Itaguá. Com direito a algumas fotos de tartarugas marinhas!

img_0763

Final da Praia do Itaguá

img_0758

Vulto de uma tartaruga marinha

No dia seguinte (amanheceu quase chovendo) passamos boa o dia na praia Perequê Açu, mais rasa (e mais cheia de gente) que a praia Itaguá. Andamos bastante por lá, fomos de ponta a ponta na praia, até o rio que deságua no mar. À noite, uma voltinha pelo centro da cidade e feirinha de artesanato.

img_0773

Praia do Perequê Açu

img_0774

Água verdinha e muita vegetação ao redor

img_0828

Feirinha de artesanato

O outro dia amanheceu quase com sol (rs), e como era segunda-feira, fomos ao Museu de Ubatuba (entrada gratuita), compramos camarão e marisco no Mercado de Peixe e fizemos um almoço caprichado!

img_0726

Museu de Ubatuba

img_0837

À tarde fomos até a Praia do Tenório, que fica dentro de um condomínio fechado, mas é possível chegar nela sem problemas. A praia é um pouco pequena, e muito bonita, mas com bastante quiosque e movimento. Como a maioria da praias de Ubatuba, a do Tenório é cercada de mata e pedras. Muito bonita.

img_0853

img_0852

Praia do Tenório

Conhecemos também a praia Vermelhinha do Centro, no mesmo condomínio que a anterior, um pouco mais à frente. Essa praia, assim como a do Itaguá, é uma “praia de tombo”, mais funda e com mais ondas que as praias para banho. Mas o local nos encantou pela preservação, e por estar praticamente deserto. A água muito verde e a areia extremamente limpa. Também vimos esquilos nas árvores e passarinhos coloridos belíssimos!

img_0861

Ao entrar na praia

img_0864

img_0872

Praia Vermelhinha do Centro

img_0878

img_0927

Os frequentadores da praia

No último dia, acordamos com chuva. Aproveitamos o tempo ruim para fazer trilha. Arrumamos as mochilas, e com as boas dicas do Sr. Antônio, fomos à belíssima  Praia do Cedro. Atravessamos todo o condomínio da Praia do Tenório, e seguimos por uma estrada na Serra do Mar, beirando o oceano, muito bonita!

img_0883

Estrada na serra

img_0886

Trilha para a Praia do Cedro

Após alguns quilômetros, pegamos uma trilha um pouco mais fechada, e começamos a descer. E quando menos esperávamos, chegamos à Praia do Cedro! Uma praia bem pequena, e lindíssima! Um cenário de filme!

img_0896

Praia do Cedro

img_0904

Pato nas pedras

A praia, deserta, apenas dois pescadores puxando rede, o mar, verdíssimo, areia branca e a bela mata ao fundo. Ficamos algumas horas ali, apreciando, caminhando e tirando fotos. Aliás, nessa praia, estava fotografando o mar na beira da água, veio uma onda e deu um caldo em nós, molhou toda minha máquina fotográfica. Na hora me preocupei um pouco, mas depois de um tempo secou e funcionou normalmente!

img_0917

img_0920

Na nossa opinião, a praia mais bonita da viagem!

E no outro dia voltamos com chuva e muita alegria para casa.Com vontade de voltar e conhecer mais lugares!

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

3 comentários sobre “UBATUBA E SÃO LUIZ DO PARAITINGA – OUT/2016

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s