Já moro em Bauru há mais de 10 anos, e só agora resolvi pesquisar mais sobre ela, que, embora não tenha tantos atrativos naturais, é uma grande cidade e tem muita história que merece ser contada e conhecida. Vou postar aqui no Revolteio alguns dos atrativos culturais e históricos que Bauru oferece. E é claro, irei atualizando conforme conseguir mais informações e visitar mais lugares!
Parece piada, mas o lanche ficou mais conhecido que a cidade. E o pior, tem gente que acha que a cidade tem esse nome por causa do lanche. E na verdade é o oposto. Aqui vai uma breve história de como aconteceu:
Um rapaz chamado Casemiro Pinto Neto, nascido em 1914 na cidade de Bauru (que obviamente já tinha esse nome antes do lanche existir), foi estudar direito em São Paulo. Logo, o rapaz recebeu o apelido de “Bauru”. Ele frequentava o Ponto Chic (tradicional bar e lanchonete paulistano), e certa vez, sugeriu que fizessem um lanche a seu gosto, sugerindo alguns ingredientes e como preparar. E todos adoraram o lanche, que foi batizado como “Bauru”, por causa do apelido do seu criador, o Casemiro.
O Lanche Bauru então se popularizou, e em sua receita original leva pão francês sem miolo, rosbife fatiado, queijo derretido em água, rodelas de tomate, pepino em conserva, orégano e sal. Atualmente é conhecido em todo o Brasil, em sua forma mais simples (pão, presunto, queijo e tomate).
Vamos então aos atrativos da cidade:
Começaremos com o Parque Vitória Régia. Localizado na Av. Nações Unidas, é um grande parque arborizado, com lagos e uma grande concha acústica. Nos finais de semana é muito frequentado por famílias e estudantes, para aproveitar um pouco o visual e a sombra das árvores. No parque também ocorrem shows em dias festivos, na Virada Cultural e há uma grande festa no aniversário da cidade (1º de agosto). Ao redor do parque, há vários trailers de lanche, bares e restaurantes.
Parque Vitória Régia
Concha acústica
Vista da cidade
Um lugar imperdível para se conhecer em Bauru é a Estação Ferroviária (onde se pode conhecer alguns vagões antigos), e também o Museu Ferroviário Regional (ambos com entrada gratuita). Vale lembrar que a cidade se formou a partir do entroncamento de 3 grandes linhas férreas, a NOB (Estrada de Ferro Noroeste do Brasil), a CP (Companhia Paulista), e a EFS (Estrada de Ferro Sorocabana). Então, a ferrovia é um tema muito presente na cidade. A estação e o museu são bem completos e interessantes.
Na estação ferroviária:
Pátio de embarque
Locomotiva da Companhia Paulista
Bancos da estação, com propagandas da época
Vagão de primeira classe, estofados
Vagão de segunda classe, bancos de madeira
Vagão leito (com quartos, camas e banheiros privativos)
Já no museu ferroviário (ao lado da estação):
Vários objetos da época
Relógio de ponto
E atrás do museu, há um belo jardim, com painéis contando a história dos índios que viviam na região antes da chegada da ferrovia.
Construções da época
Painéis dos índios
O Bosque da Comunidade é muito arborizado, com passarelas para caminhada, brinquedos infantis e aparelhos para exercícios, além de uma bela locomotiva, bom cenário para fotos. Fica perto da avenida Getúlio Vargas, uma das mais conhecidas da cidade. A entrada também é gratuita.
Entrada do parque
Muitas árvores, bancos, passarelas…
E a bela locomotiva a vapor
Próximo à avenida Getúlio Vargas, ainda há a famosa Praça Portugal:
Praça Portugal
A Avenida Getúlio Vargas, uma das mais movimentadas, conta com inúmeros bares e restaurantes, além de uma longa calçada que acompanha o aeroporto, onde muitas pessoas fazem caminhada, exercícios, etc.
Avenida Getúlio Vargas
Ainda na avenida, há uma bela árvore, a Copaíba, que de tão grande e frondosa, a avenida foi desviada, para que ela permanecesse lá.
Copaíba, no meio da avenida
Ao lado da avenida (com a entrada do lado oposto), fica o Aeroporto (aeroclube). Lá, há um conhecido bar, de onde é possível avistar os aviões (de pequeno porte) e planadores levantando vôo e aterrissando na pista. Também há uma estátua homenageando Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro – bauruense!
Entrada do Aeroclube
Pista de aterrissagem
Estátua de Marcos Pontes
Próximo à Avenida Castelo Branco, está localizado o belíssimo Templo Tenrikyo, enorme, construído todo em madeira pelos imigrantes japoneses, um capricho. A entrada é gratuita, e fui recebido por um dos trabalhadores do local, todo vestido a caráter. Muito educado, explicou sobre a igreja e a religião. O templo e suas dependências são abertos à visitação, porém, no interior não é permitido fotografar.
Templo Tenrikyo
Bonsais, e um lindo jardim japonês atrás da igreja
Lago com carpas
Bauru também é famosa por seu comércio. No centro da cidade estão a Avenida Rodrigues Alves, a famosa Praça Rui Barbosa, arborizada, com um belo coreto, uma fonte e a Catedral do Divino Espírito Santo. Em frente à praça, está o Automóvel Club, com sua arquitetura clássica (patrimônio histórico do município).
Praça Rui Barbosa
Coreto
Catedral Divino Espírito Santo
Automóvel Club
Na praça Rui Barbosa, começa o famoso Calçadão da Batista, famoso centro de compras da cidade. (Obs – Foto tirada em um domingo. Durante a semana, o local fica lotado!)
Calçadão da Batista
Ainda no centro da cidade, fica a Casa Ponce Paz, onde funciona a Pinacoteca de Bauru. Lá são ministrados diversos cursos de artes, e ocorrem várias exposições. Entrada gratuita.
Casa Ponce Paz
Também vale a visita no Teatro Municipal (acima)
A cidade também possui outros centros comercias, como o Bauru Shopping, (salas de cinema, praça de alimentação, etc.) o Boulevard Shopping Nações (idem), o Villaggio Mall (uma galeria em um condomínio, com lojas, etc.) e o Alameda Quality Center – Na saída da cidade, conta com lojas, praça de alimentação e salas de cinema)
Shopping Boulevard
SESC
Fora da cidade, ainda há alguns atrativos, como o Zoológico Municipal (muito famoso na região, em breve postarei fotos), O Horto Florestal (também postarei fotos), e o Jardim Botânico. Esse último, com entrada franca, é muito bonito e limpo. Possui um completo centro de visitantes, com várias explicações dobre o local, viveiro de orquídeas, samambaias e bromélias. Conta também com lagos e plantas aquáticas, um jardim sensorial (de temperos e plantas medicinais), trilhas e muitos bancos e locais para apreciar a natureza. Show de bola!
Entrada do Jardim Botânico
Centro de visitantes
Viveiro de samambaias
Caminhos em meio à natureza
Lagos
Jardim sensorial (temperos e plantas medicinais)
Presença constante dos saguis
Trilha ecológica
Um lugar interessante nos arredores de Bauru, fica na antiga estrada Bauru-Agudos (próximo ao Alameda Quality Center), é um grande pinheiral, bacana para fazer um piquenique e tirar belas fotos:
Pinheiral
Bauru também possui um bairro rural, o Vale do Igapó, sentido Pederneiras. É um bairro com muitos ranchos, casas de aluguel para festas, que possui um grande lago,e mata nativa (cerrado). Para os mais aventureiros, é uma boa opção, já que a região é bastante frequentada por ciclistas e praticantes de trekking.
Lago do Vale do Igapó – com sorte, é possível ver capivaras
Estradinhas dos arredores
Trilhas
Pequi, fruto do cerrado
Um local curioso (que não é exatamente um ponto turístico), mas que carrega muita história, e vale a pena conhecer (com o devido respeito, obviamente), é o Hospital Lauro de Souza Lima (antigo Asilo-Colônia Aimorés fundada em 1933). A Colônia tinha a finalidade de abrigar e tratar os pacientes portadores de hanseníase. O local, afastado de Bauru, funcionava como uma verdadeira cidade, com o hospital, casas, mercados, igreja, etc. Muito do que existia na colônia ainda está por lá, como o portal, algumas casas, e até o cemitério!
Antigo portal do “Sanatório Aimorés”
Cemitério (aberto à visitação)
Buuuu!!!
Feira do Rolo – Um passeio imperdível em Bauru.
Fruta, legume, verdura, vassoura, televisão, interruptor, caldo de cana, chinelo, pastel, martelo, brinquedo, perfume falsificado, queijo, pneu, frango assado, Atari, toca fitas, etc, etc, etc… Tudo isso e muito, mas muito mais você encontra nessa feira. A famosa Feira do Rolo acontece aos domingos de manhã, nas quadras 3 a 7 da rua Gustavo Maciel e arredores (centro da cidade).
Nas quadras mais próximas à Praça Rui Barbosa é uma feira convencional, com frutas, legumes, pastéis, e coisas do tipo. Já lá pra baixo, quando está próxima à ferrovia (quadra 3), é um mercado de pulgas, onde qualquer um pode chegar, estender uma lona no chão e vender o que bem quiser. Coisas de todo tipo – novas, usadas, falsificadas, enferrujadas… um barato! O pessoal vende até meia sem par, rs!!!
O começo da feira é mais “normal”
Um movimento mais calmo
Frutas, legumes, verduras… e Pastel!
Vamos descendo a rua… e de repente… A FEIRA DO ROLO!
Ferramenta, carregador de celular, ovo…
Interruptor, Papai Noel, controle remoto, sapato…
Muita gente!
E a estação ferroviária lá atrás!
Bauru ainda tem alguns distritos e cidadezinhas próximas que valem a visita. São os casos de Tibiriçá (onde fica a famosa fazenda Val de Palmas), a maior da região, Mariápolis (às margens do Rio Tietê), interessante para que gosta de pesca, Santelmo, onde há uma pequena cachoeira com lago, e Guaianás.
Tibiriçá
Guaianás
E para quem está em Bauru, mas quer pegar uma cachoeira, temos algumas opções na redondeza. Por exemplo, o distrito de Santelmo (ainda não tenho fotos da cachoeira). No bairro rural de Santa Isabel, há um riacho com boas corredeiras e locais para banho, camping, bar e quiosques para churrasco.
Na cidade vizinha, Agudos, há uma cachoeira, próxima à Fazenda Glória. Não é uma queda muito alta, mas o local é muito bom para um banho. Apesar do tamanho, a cachoeirinha é bem legal e tem até uns pocinhos muito bons.
O riacho
Cachoeira
A cachoeira de outro ângulo
Ainda sobre cachoeiras próximas a Bauru, há uma perto de um bairro chamado Floresta, a caminho de Ourinhos, após uns 30km, ao lado direito da rodovia tem a entrada do bairro indicada por uma placa. Chegando no bairro, é só perguntar, todo mundo conhece. A cachoeira não é muito alta e não tem lago, mas a parte de baixo tem areia, formando um lugar legal para passar o dia.
Vista de cima
Cachoeira do Bairro Floresta
SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:
Muito legal… amei as fotos, imagina viajar num trem desses… *-*
Gostaria de te convidar para conhecer meu blog… 🙂
https://allinclusivedblog.wordpress.com/
CurtirCurtido por 1 pessoa
Legal 🙂 Vamos conhecer sim, com certeza!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Muito obrigada 🙂
CurtirCurtir
Parabéns! Lindas imagens de lugares incríveis de “nossa amada ” cidade!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado 🙂
CurtirCurtir