SALVADOR E PORTO DE SAUÍPE/BA – AGO/2017

Bem-vindos ao quarto post do Revolteio Brasil 2017! Salvador e Porto de Sauípe!

Atravessamos as águas do recôncavo baiano no Ferry Boat (está no post anterior, lembra?). Chegamos em Salvador já à noite, rodamos bastante, meio perdidos, pedindo informações e seguindo o famigerado Google Maps, depois de mais de uma hora chegamos na Pousada Esmeralda. Bem próxima ao centro histórico, a pousada pertence a um casal super simpático (Marcos, italiano e Nathalie, francesa). Fomos super bem recebidos, e ficamos no quarto “México”. A pousada é decorada com temas de países, cada quarto é como se fosse um país, pintura, móveis, super legal! A pousada não é muito grande, e os proprietários moram no local, o que torna a hospedagem mais calorosa.

IMG_4724
Nosso quarto, o “México”
IMG_4748
Área externa

No dia seguinte, acordamos cedo e tomamos café da manhã. Conversamos bastante com a Nathalie, o Marcos e uma família de belgas que estavam fazendo um mochilão pelo Brasil. Os anfitriões nos deram muitas dicas de passeios legais na cidade. Uma delas foi o Mercado São Joaquim, que já nos interessou!

IMG_4728
Café da manhã!

O dia não estava dos mais bonitos, mas colocamos as capas de chuva e fomos assim mesmo. Direto pro Mercado São Joaquim, que fica a poucas quadras da Pousada Esmeralda. Chegamos lá e já gostamos. Mercado “roots”, onde a galera da cidade mesmo frequenta. Frutas, legumes, ervas, muitos artigos de umbanda e candomblé, e muita comida. Super legal! Andamos bastante por lá, e no andar superior tem uns pequenos restaurantes. A Mi comeu carne de siri, e eu, um sarapatel!

IMG_4759
Mercado São Joaquim
IMG_4754
Roots!
IMG_4766
Salvador vista do mercado
IMG_4769
À esquerda, carne de siri e a direita, sarapatel

Saímos do mercado, e pegamos um ônibus até o Mercado Modelo. Passeamos um pouco por lá, tem praticamente só artesanato, e achamos meio caro, nem compramos nada. Subimos o famoso Elevador Lacerda (que custa alguns centavos e leva até a parte alta da cidade, onde fica o centro histórico)

IMG_4772
Mercado Modelo
IMG_4775
Interior do mercado
IMG_4781
Elevador Lacerda
IMG_4789
Mercado modelo visto do alto do Elevador Lacerda

Descemos na Praça Thomé de Souza (local onde fica a parte alta do elevador), vimos a Baía de Todos os Santos lá de cima, e também o Memorial das Baianas. Caminhamos um pouco por lá. Logo mais, e estávamos no Pelourinho, bairro histórico mais famoso de Salvador (e talvez do Brasil!).

IMG_4801
Memorial das Baianas
IMG_4827
Becos do centro histórico
IMG_4816
Pelourinho
IMG_4836
Centenas de prédios históricos

Passeamos bastante, assistimos uma roda de capoeira, comemos uns acarajés, e vimos inúmeras igrejas.

Entramos no  Museu Afro Brasileiro, que mostra muita coisa sobre a cultura africana e as religiões umbanda e candomblé, na Casa Jorge Amado e no Centro Cultural Solar Ferrão, onde estava uma interessantíssima exposição de instrumento musicais, de diversas épocas e diversas artes do mundo!

IMG_4842
Museu Afro Brasileiro
IMG_4843
Candomblé, umbanda…
IMG_4854
Exposição de instrumentos musicais
IMG_4866
Casa de Jorge Amado
IMG_4891
Largo visto da casa de Jorge Amado
IMG_4867
Igrejas

Depois de andar muito pelo centro histórico, já no final da tarde, antes de chegar na pousada, ainda passamos no Forte Santo Antônio Além do Carmo, onde há uma escola de capoeira.

Chegamos na pousada, e os super simpáticos Marcos e a Nathalie insistiram para que ficássemos mais uma noite. Aceitamos! Um banho quente, fizemos janta e fomos dormir. Acordamos, fomos pro café, e muito papo e coisas deliciosas. Conversamos bastante com os belgas e um casal alemão. Nos despedimos, e no final da manhã deixamos a capital baiana.

IMG_4923
Mirante onde almoçamos

Nos perdemos um pouco (como de costume na maioria das capitais), compramos uns cocos verdes na beirada estrada (a modestos R$0,90 cada), e seguimos viagem. Almoçamos no carro (beira da estrada), passamos na Praia do Forte, e seguimos até Imbassaí. Uma cidadezinha com uma praia paradisíaca, e um rio cristalino que se junta com o mar. Ficamos apaixonados. Passamos algumas horas nadando e curtindo aquele lugar lindo!

IMG_4924
Imbassaí – Parece uma miragem!
IMG_4927
Água cristalina!

Seguimos até a cidadezinha de Porto de Sauípe. Não, não estamos falando daquele resort famoso. Porto de Sauípe é uma cidade, com pousadas, restaurantes, e uma bela praia. Ficamos hospedados na Pousada Sauípe, onde ficamos num quarto com frigobar, ar condicionado, conforto na medida. Piscina, restaurante e estacionamento.

IMG_4939
Quarto da pousada
IMG_4994
Piscina
IMG_4990
Restaurante

Descarregamos nossas coisas, descansamos um pouco e fomos para a praia. Andamos um pouco por lá, bem bonita. A areia é cheia de pedrinhas redondas… Interessante. Na volta pra pousada ainda paramos em uma barraquinha e comemos 2 acarajés cada (R$2 cada!) Voltamos pra pousada e fomos dormir.

IMG_4948
Praia linda!
IMG_4962
…pedrinhas…
IMG_4989
Acaraje! Vários!!!

Café da manhã na pousada, enrolamos um pouco por lá, e fomos até a Praia da Barra. O local é onde o Rio Sauípe se encontra com o mar. Praia linda, o rio é muito azul, mas o mar é um pouco agitado, então é melhor nadar no rio mesmo. (Confira neste vídeo).

IMG_5008
Rio Sauípe
IMG_5016
Pedras, e água azulzinha
IMG_5017
Só cuidado com a profundidade!

 

Voltamos pra pousada, almoçamos, e descansamos um pouco. Saímos para dar uma volta de carro, e saímos da cidade. Seguimos em frente e entramos em Massarandupió. Bom, o nome é estranho, mas as praias são desertas e maravilhosas. Antes de chegar, passamos ao lado de umas dunas de areia bem branquinhas e uma lagoa muito limpa cheia de coqueiros em volta, a poucos metros da praia. Também tem um vídeo em nosso canal no Youtube!

IMG_5083
Dunas ao lado da estrada
IMG_5103
Praia de Massarandupió
IMG_5093
Uau!!!
IMG_5114
Lagoa pertinho da praia

Voltamos pra Porto de Sauípe, e é claro, comemos mais uns acarajés! Comemos um pouco na pousada, e antes de dormir, um casal de amigos que conhecemos na Chapada Diamantina em 2012, viu o check-in do Facebook que fiz na pousada. O Rafael então entrou em contato, e disse que no dia seguinte ele e a Isabele iriam pra Porto de Sauípe! Marcamos então de nos encontrar!

Na manhã seguinte tomamos café da manhã e fizemos check-out na pousada. Fomos então até a casa onde nossos amigos estavam hospedados. Era a casa de um casal amigos deles – todos muito legais! Tomamos café da manhã de novo, conversamos bastante, botamos muita conversa em dia (mas não tudo, rs). Depois fomos todos para a praia de Baixio, um pouco à frente de Massarandupió, que tínhamos ido no dia anterior.

IMG_5130
Baixio

Paramos todos na beira de um rio (onde se encontra com o mar), e ficamos boas horas ali, conversando, comendo e bebendo (e nadando também)! Saímos já no final da tarde. Nos despedimos, e pegamos a estrada por volta das 15hs rumo a Aracaju-SE. Mas aí já é história para o próximo post…

IMG_5136
Porçãozinha de peixes… Tarde 100%

Nota: A hospedagem do Blog Revolteio na Pousada Esmeralda e também na Pousada Sauípe foram cortesias. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre as hospedagens e passeios.

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

eeee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s