SALVADOR E PORTO DE SAUÍPE/BA – AGO/2017

Bem-vindos ao quarto post do Revolteio Brasil 2017! Salvador e Porto de Sauípe!

Atravessamos as águas do recôncavo baiano no Ferry Boat (está no post anterior, lembra?). Chegamos em Salvador já à noite, rodamos bastante, meio perdidos, pedindo informações e seguindo o famigerado Google Maps, depois de mais de uma hora chegamos na Pousada Esmeralda. Bem próxima ao centro histórico, a pousada pertence a um casal super simpático (Marcos, italiano e Nathalie, francesa). Fomos super bem recebidos, e ficamos no quarto “México”. A pousada é decorada com temas de países, cada quarto é como se fosse um país, pintura, móveis, super legal! A pousada não é muito grande, e os proprietários moram no local, o que torna a hospedagem mais calorosa.

Nosso quarto, o “México”
Área externa

No dia seguinte, acordamos cedo e tomamos café da manhã. Conversamos bastante com a Nathalie, o Marcos e uma família de belgas que estavam fazendo um mochilão pelo Brasil. Os anfitriões nos deram muitas dicas de passeios legais na cidade. Uma delas foi o Mercado São Joaquim, que já nos interessou!

Café da manhã!

O dia não estava dos mais bonitos, mas colocamos as capas de chuva e fomos assim mesmo. Direto pro Mercado São Joaquim, que fica a poucas quadras da Pousada Esmeralda. Chegamos lá e já gostamos. Mercado “roots”, onde a galera da cidade mesmo frequenta. Frutas, legumes, ervas, muitos artigos de umbanda e candomblé, e muita comida. Super legal! Andamos bastante por lá, e no andar superior tem uns pequenos restaurantes. A Mi comeu carne de siri, e eu, um sarapatel!

Mercado São Joaquim
Roots!
Salvador vista do mercado
À esquerda, carne de siri e a direita, sarapatel

Saímos do mercado, e pegamos um ônibus até o Mercado Modelo. Passeamos um pouco por lá, tem praticamente só artesanato, e achamos meio caro, nem compramos nada. Subimos o famoso Elevador Lacerda (que custa alguns centavos e leva até a parte alta da cidade, onde fica o centro histórico)

Mercado Modelo
Interior do mercado
Elevador Lacerda
Mercado modelo visto do alto do Elevador Lacerda

Descemos na Praça Thomé de Souza (local onde fica a parte alta do elevador), vimos a Baía de Todos os Santos lá de cima, e também o Memorial das Baianas. Caminhamos um pouco por lá. Logo mais, e estávamos no Pelourinho, bairro histórico mais famoso de Salvador (e talvez do Brasil!).

Memorial das Baianas
Becos do centro histórico
Pelourinho
Centenas de prédios históricos

Passeamos bastante, assistimos uma roda de capoeira, comemos uns acarajés, e vimos inúmeras igrejas.

Entramos no  Museu Afro Brasileiro, que mostra muita coisa sobre a cultura africana e as religiões umbanda e candomblé, na Casa Jorge Amado e no Centro Cultural Solar Ferrão, onde estava uma interessantíssima exposição de instrumento musicais, de diversas épocas e diversas artes do mundo!

Museu Afro Brasileiro
Candomblé, umbanda…
Exposição de instrumentos musicais
Casa de Jorge Amado
Largo visto da casa de Jorge Amado
Igrejas

Depois de andar muito pelo centro histórico, já no final da tarde, antes de chegar na pousada, ainda passamos no Forte Santo Antônio Além do Carmo, onde há uma escola de capoeira.

Chegamos na pousada, e os super simpáticos Marcos e a Nathalie insistiram para que ficássemos mais uma noite. Aceitamos! Um banho quente, fizemos janta e fomos dormir. Acordamos, fomos pro café, e muito papo e coisas deliciosas. Conversamos bastante com os belgas e um casal alemão. Nos despedimos, e no final da manhã deixamos a capital baiana.

Mirante onde almoçamos

Nos perdemos um pouco (como de costume na maioria das capitais), compramos uns cocos verdes na beirada estrada (a modestos R$0,90 cada), e seguimos viagem. Almoçamos no carro (beira da estrada), passamos na Praia do Forte, e seguimos até Imbassaí. Uma cidadezinha com uma praia paradisíaca, e um rio cristalino que se junta com o mar. Ficamos apaixonados. Passamos algumas horas nadando e curtindo aquele lugar lindo!

Imbassaí – Parece uma miragem!
Água cristalina!

Seguimos até a cidadezinha de Porto de Sauípe. Não, não estamos falando daquele resort famoso. Porto de Sauípe é uma cidade, com pousadas, restaurantes, e uma bela praia. Ficamos hospedados na Pousada Sauípe, onde ficamos num quarto com frigobar, ar condicionado, conforto na medida. Piscina, restaurante e estacionamento.

Quarto da pousada
Piscina
Restaurante

Descarregamos nossas coisas, descansamos um pouco e fomos para a praia. Andamos um pouco por lá, bem bonita. A areia é cheia de pedrinhas redondas… Interessante. Na volta pra pousada ainda paramos em uma barraquinha e comemos 2 acarajés cada (R$2 cada!) Voltamos pra pousada e fomos dormir.

Praia linda!
…pedrinhas…
Acaraje! Vários!!!

Café da manhã na pousada, enrolamos um pouco por lá, e fomos até a Praia da Barra. O local é onde o Rio Sauípe se encontra com o mar. Praia linda, o rio é muito azul, mas o mar é um pouco agitado, então é melhor nadar no rio mesmo. (Confira neste vídeo).

Rio Sauípe
Pedras, e água azulzinha
Só cuidado com a profundidade!

Voltamos pra pousada, almoçamos, e descansamos um pouco. Saímos para dar uma volta de carro, e saímos da cidade. Seguimos em frente e entramos em Massarandupió. Bom, o nome é estranho, mas as praias são desertas e maravilhosas. Antes de chegar, passamos ao lado de umas dunas de areia bem branquinhas e uma lagoa muito limpa cheia de coqueiros em volta, a poucos metros da praia. Também tem um vídeo em nosso canal no Youtube!

Dunas ao lado da estrada
Praia de Massarandupió
Uau!!!
Lagoa pertinho da praia

Voltamos pra Porto de Sauípe, e é claro, comemos mais uns acarajés! Comemos um pouco na pousada, e antes de dormir, um casal de amigos que conhecemos na Chapada Diamantina em 2012, viu o check-in do Facebook que fiz na pousada. O Rafael então entrou em contato, e disse que no dia seguinte ele e a Isabele iriam pra Porto de Sauípe! Marcamos então de nos encontrar!

Na manhã seguinte tomamos café da manhã e fizemos check-out na pousada. Fomos então até a casa onde nossos amigos estavam hospedados. Era a casa de um casal amigos deles – todos muito legais! Tomamos café da manhã de novo, conversamos bastante, botamos muita conversa em dia (mas não tudo, rs). Depois fomos todos para a praia de Baixio, um pouco à frente de Massarandupió, que tínhamos ido no dia anterior.

Baixio

Paramos todos na beira de um rio (onde se encontra com o mar), e ficamos boas horas ali, conversando, comendo e bebendo (e nadando também)! Saímos já no final da tarde. Nos despedimos, e pegamos a estrada por volta das 15hs rumo a Aracaju-SE. Mas aí já é história para o próximo post

Porçãozinha de peixes… Tarde 100%

Nota: A hospedagem do Blog Revolteio na Pousada Esmeralda e também na Pousada Sauípe foram cortesias. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre as hospedagens e passeios.