FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO, MACEIÓ E PENEDO/AL – AGO/2017

Revolteio Brasil 2017 – Foz do Rio São Francisco, Maceió e Penedo/AL

Saímos de manhã de Aracaju (confira no post anterior), andamos uns bons quilômetros, até avistar o belo Rio São Francisco. Fomos até uma cidadezinha na beira do rio, chamada Ilha das Flores, passamos por uma feira livre bagunçada, bem estilo as que vimos na Bolívia em 2016, e andamos um pouco por lá. Saímos, voltamos um pouco e chegamos a Neópolis, também às margens do rio, ainda em Sergipe, esperamos um pouco e pegamos a balsa até Penedo, do outro lado do rio (estado de Alagoas). O rio, bem azulzinho, muito bonito. Chegando à cidade, já avistamos uma igreja muito antiga e ao lado a pousada onde ficamos hospedados, a Pousada Colonial, muito interessante, realmente uma viagem no tempo. Logo vou falar mais sobre ela.

IMG_5326
Travessia de balsa
IMG_5330
Rio São Francisco
IMG_5336
Igreja e a Pousada Colonial ao lado direito

Chegamos na cidade e paramos com o carro na pracinha em frente à pousada. Fizemos almoço no carro, cuscuz e moqueca de camarão (sim, os pratos estão ficando mais elaborados, rs) e ficamos ali contemplando o rio.

IMG_5339
Cuscuz e moqueca de camarão
IMG_5385
E o rio, espetacular

Fizemos check-in na Pousada Colonial, um prédio de nada menos que 300 anos de história bem em frente ao Velho Chico – Aliás, ficamos hospedados num quarto com uma vista sensacional do rio, e muito confortável. Frigobar, ar condicionado…

IMG_5453
Pousada Colonial
IMG_5348
Nosso quarto…
IMG_5344
E a vista do Velho Chico – Sensacional!

Descansamos um pouquinho e saímos a pé pela cidade. A igreja ao lado da Pousada (Igreja Nossa Senhora das Correntes), assim como o prédio da pousada, pertencia a uma família abolicionista, e ainda hoje, ao lado do altar há um fundo falso onde os escravos eram escondidos durante as missas, para ganharem tempo com a documentação da alforria!

IMG_5356
Igreja Nossa Senhora das Correntes
IMG_5363
Fundo falso no altar
IMG_5382
Prédios históricos

Vimos muitas igrejas, praças e prédios históricos. Conhecemos também a Igreja Matriz, onde uma funcionária nos informou que, após um grande alagamento do Rio São Francisco, foi encontrado um peixe enorme embaixo do altar.

IMG_5375
Matriz

Passamos também em uma feirinha local, meio bagunçada, mas interessante, e voltamos para a pousada. A Mi, cansada, ficou descansando. Eu saí e fui até a beira do rio para tirar umas fotos do pôr-do-sol. Maravilhoso, aliás! Até fiz um vídeo, que você pode ver aquiAinda conheci um pessoal que estava fotografando lá também. Voltei para a pousada, jantamos no quarto mesmo, trabalhei umas horinhas, banho e cama!

IMG_5400
Feira

Acordamos, tomamos café, tudo bom! Experimentei o suco de jenipapo, não gostei muito… Arrumamos nossas coisas, fizemos check-out e pegamos a estrada.

IMG_5467
Café da Manhã

Fomos até Piaçabuçu, cidadezinha de onde saem os barcos para a os passeios até a foz do Rio São Francisco. Chegamos até o píer, e começamos a pesquisar preço. Fechamos em R$50 cada, nós e mais um casal em um barco. Ah, sim, junto ainda foi um guia chato, não parava de falar e fazer gracinha o passeio inteiro. Ah, sim, e a Mi derrubou o óculos no rio, rs.

IMG_5490
Saindo para a Foz

Mas o passeio foi bem legal, vimos algumas paisagens bem diferentes. Nos contaram também sobre o que está acontecendo com o rio. Devido às transposições e irrigações, o Velho Chico está perdendo a força, e já não avança no mar, ou seja, o mar está entrando no rio, e com isso, transformado as margens, que antes eram cultiváveis, em mangue. Também afetando a pesca, uma das poucas fontes de renda local.

A foz, muito bonita, com dunas, areia bem branquinha, e algumas piscinas naturais. Só achamos um pouco sujo, pelas barracas instaladas por lá, e também à quantidade de turistas. Andamos um pouco, nadamos, fotos. Confira o vídeo desse passeio clicando aqui.

IMG_5507
Chegando na foz
IMG_5515
Dunas
IMG_5520
Piscinas naturais, barraquinhas

 Pegamos o barco de volta, ainda chegamos um pouco perto do Farol do Cabeço, muito antigo, ficava em uma vila chamada Cabeço, próxima de Brejo Grande, que foi tomada pelo mar. Só restou o pequeno farol, meio inclinado! Ainda consegui uma foto bem distante, rs.

Voltamos para Piaçabuçu por volta das 14h, compramos umas coisas pra um lanche no mercado, comemos, e seguimos viagem! Chegamos em Maceió já quase à noite! Passamos em um atacadista, repomos nosso estoque de comida e itens de viagem, e logo em seguida, passamos em uma ótica e compramos um óculos para a Mi. Bom, em Maceió lá não havíamos conseguido nenhuma parceria de hospedagem, então resolvemos dormir no carro (para quem ainda não sabe, temos um pequeno motorhome adaptado na caçamba da Montana, confira aqui).

IMG_5563
Nosso hotel essa noite
IMG_5565
Praia

Paramos na orla, bem bonita, arrumadinha, caminhamos um pouco por lá, pedimos umas dicas para funcionários de quiosques, e fomos até um posto de bombeiros na beira da praia para passar a noite. Conversamos com o responsável, e tudo ok. Como era de se esperar, um pouco de barulho para dormir, é claro. Mas, no carro, aproveitamos para procurar alguma parceria para conhecer os famosos Canyons do Rio São Francisco!

Tivemos a alegria de receber a resposta positiva de nada menos que um dos melhores hotéis de Piranhas-AL. Iríamos ficar hospedados no Pedra do Sino Hotel! Dormimos felizes! Acordamos com um tempo meio chuvoso, tomamos café no carro, demos uma andadinha pela orla e pegamos a estrada! Continua no próximo post!

Nota: A hospedagem do blog Revolteio na Pousada Colonial foi uma cortesia. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre o a hospedagem.

 

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s