NATAL/RN E REGIÃO – SET/2017

Finalzinho de agosto, começo de setembro… Posso dizer que estamos na metade da viagem! Cada vez mais interessante!

Arrumamos tudo, nos despedimos e saímos de João Pessoa-PB (confira no post anterior). Pegamos estrada rumo ao norte, e cruzamos a divisa PB/RN. Andamos mais um pouco e entramos em Baía Fomosa. Que lugar lindo! Paramos em um mirante no alto da cidade e já vimos aquele mar verdinho, e muitas dunas ao redor. Coisa de filme!

IMG_6278
Estou exagerando?
IMG_6276
Baía formosa

Paramos o carro e fomos a pé até a Praia da Cacimba e a Praia do Sagi. Nadamos um pouco, caminhamos, tirei muitas fotos. Fomos até um farol e passamos por umas trilhas entre vários cajueiros.

IMG_6286
Praia da Cacimba
IMG_6291
Cajueiros
IMG_6299
Farol

Voltamos para o carro e seguimos em frente. Paramos um pouco na maravilhosa Barra do Cunhaú. Almoçamos no carro, mais estrada.

IMG_6321
Barra do Cunhaú
IMG_6315
Conhecida como “O Caribe do Nordeste”

 

Entramos um pouco na famosa Praia da Pipa, mas como estava muito lotada, não ficamos muito tempo. Demos uma olhada na Praia do Amor (bem bonita, com falésias) e ainda a caminho de Natal, paramos um pouco nas dunas na beira da estrada. Super legal! Chegamos na capital no finalzinho da tarde.

IMG_6345
Praia do Amor, em Pipa – Finalzinho da tarde
IMG_6378
Dunas
IMG_6366
A guerreira!
IMG_6383
Awwwnnn

Lá ficamos hospedados na casa do João, um cara super gente boa que nos recebeu de braços abertos em seu apartamento! Entramos em contato com ele pelo site Couchsurfing, que promove o contato de viajantes em busca de hospedagem, e anfitriões interessados em recebê-los. Tudo de forma gratuita, com o objetivo de trocar experiências. (nessa viagem ficamos em 4 casas nesse sistema) Super legal!

IMG_6394
Apartamento do João

Esperamos o João um pouco em frente ao seu apartamento, e logo ele chegou, junto com o Gilvan, também super bacana! Assim que chegaram, já nos convidaram pra entrar, conversamos bastante, contamos da viagem, etc. Jantamos, tomamos banho e fomos dormir (aliás o João disponibilizou um quarto arrumadinho pra gente!)

Acordamos, tomamos um ótimo café da manhã (quando acordamos, o João já tinha preparado tudo!), comemos e conversamos bastante, ele deu muitas dicas de passeios e uns mapas pra gente. Eu e a Mi saímos, e fomos até a cidade vizinha, Pirangi do Sul, e visitamos o Maior Cajueiro do Mundo, nada menos que um cajueiro (sim, um só) do tamanho de um quarteirão! Ocorre que esse cajueiro em uma anomalia que o faz crescer e se ramificar infinitamente, tornando a árvore um labirinto de galhos e raízes! É possível passar horas vendo e passando pelas passarelas! Pagamos R$4 cada para entrar.

IMG_6399
Entrada de Pirangi do Sul
IMG_6411
Olha o tamanho do cajueiro
IMG_6426
E o caju, então?!?
IMG_6449
Visto de cima

Voltando pra Natal (que é quase junta com Pirangi do Sul), paramos em um mirante muito bonito, para uma praia com dunas e falésias.

IMG_6474
Uau!

Paramos em um mercado comprar água potável (a nossa estava acabando), e fizemos almoço no carro. Paramos um pouco na famosa praia do Morro do Careca, com aquela duna gigante que vemos em fotos, ficamos um pouco por lá e depois fomos até a Praia do Meio, bem interessante, tem uma barreira de pedras e corais que mantém a água represada na praia, formando uma espécie de lago, calmo e raso. Nadamos ali um bom tempo!

IMG_6470
Praia do Meio
IMG_6487
Morro do Careca, lá no fundo

Ainda nessa tarde, visitamos a Fortaleza dos Reis Magos, muito bonita por fora, mas pouco conservada no interior. Vazia, praticamente sem móveis nem nada. Mas vale a visita pelo visual e pelo entorno!

IMG_6491
A ponte, vista da fortaleza
IMG_6498
Fortaleza dos Reis Magos
IMG_6518
Canhões
IMG_6527
Interior da fortaleza
IMG_6546
Interessante

 

Já por volta das 16h voltamos e passamos em uma grande feira livre, compramos caju, umbu-cajá (sim, umbu-cajá é uma fruta só, rs), e também compramos umas coisas pra fazer tortillas e sangria (coquetel com vinho) à noite no apê do João.

IMG_6555
Feira
IMG_6556
Umbu-cajá

Lá pelas 17h, fomos para a UFRN para ver uma apresentação musical de percussões que o João e o Gilvan participam. Muitos tambores, danças, um pessoal muito legal e animado, acompanhamos eles até o final do desfile!

IMG_6599
Batuque!
IMG_6577
João,Gilvan, e a galera!

Já à noite, fomos nós 4 para o apê do João e eu e a Mi fizemos o jantar. Tortillas (prato típico espanhol, com ovos e batatas) e sangria (vinho, gelo, limão e frutas). Mais comida, conversa e risadas! O Gilvan conhece muito sobre a cultura e religiões africanas. Aprendemos muita coisa 🙂

No dia seguinte, o João preparou todo o café novamente. Tudo ótimo! Saímos por volta das 9h e fomos até a cidade vizinha Maracajaú para tentar fazer um mergulho com snorkel. Ao chegar, pedimos informação para um senhor na praia, mas ele disse que como o mar estava agitado por causa do vento, a visibilidade estava ruim, então nos aconselhou a fazer o passeio outro dia. Agradecemos e voltamos.

IMG_6610
Voltando de Maracajaú 😦

No caminho de volta, vimos um lago muito verde e limpo na beira da estrada. Paramos ali, e entramos na água. Quentinha. Ficamos um bom tempo ali nadando!

IMG_6614
Mas olha só o lago que encontramos no caminho 🙂
IMG_6615
Muito bom!

Fomos até outra praia, chamada Muriú, que arrependimento. Vimos algumas placas informando sobre uma lagoa bem famosa lá, mas todas as placas estavam rabiscadas de maneira que não fosse possível chegar nessa lagoa. E conforme fomos atravessando a cidadezinha, toda hora chegava um “guia” de moto ao lado do carro e perguntava se queríamos que nos acompanhasse até a tal lagoa. Isso aconteceu não uma, nem duas, mas CINCO vezes! Recusamos todas e saímos da cidade. Que saco! Mais tarde soubemos, que os próprios guias estragam a sinalização para os turistas dependerem deles para chegar aos atrativos.

Nos livramos do assédio turístico, e seguimos para Pitangui, vimos a Lagoa Pitangui, bem bonita, cheia de bares, redes e cadeiras na beirada. Ainda passeamos bastante de carro durante a tarde, vimos mais praias e dunas para todo lado.

IMG_6641
Lagoa Pitangui
IMG_6642
Quiosques
IMG_6652
Mais dunas e praias lindas!

Demos uma volta por uma estradinha bem ruim e chegamos então em Genipabu, vizinha de Natal. Paramos o carro e saímos a pé. Passamos pelas famosas dunas, um cartão-postal. Fotografei um monte. Muito lindo! Confira este vídeo em nosso canal!

IMG_6657
Genipabu
IMG_6686
Dunas, praia, um cartão-postal!
IMG_6674
E ainda um pôr-do-sol desses

Já em Natal, passamos num mercado e compramos suco e sobremesa para o jantar. Chegamos no João, ele estava preparando um jantar delicioso, com comidas típicas! Arroz de leite, carne de sol na manteiga de garrafa, farofa, feijão verde e macaxeira). Nossa, tudo de bom!!!

Acordamos cedinho, tomamos café com o João (adivinha quem preparou?), conversamos bastante, trocamos uns presentes, nos despedimos, já com saudades dos novos amigos, e tomamos a estrada. Revolteio rumo ao Ceará!!!

IMG_6727
Olha nosso café da manhã!

João e Gilvan, obrigado pela estadia e todo o carinho em nossa passagem por Natal 🙂

Continua no próximo post!

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s