Na segunda-feira acordamos muito cedo (4h15) em Belém, na casa da Ellen (confira o post anterior), e pegamos o busão para o porto. Probleminhas com o troco no busão, chegamos no porto, tomamos um café, e embarcamos. Trajeto muito bonito até a ilha (confira neste vídeo) Desembarcamos na ilha por volta das 12hs.



Desembarcamos em Camará, pegamos um ônibus que nos deixou na Paracauary Eco Pousada. Muito boa, em uma área rural de Soure. Pousada muito bem arrumadinha. Fomos recebidos pelos proprietários Sr. João e a dona Helena. Conversamos bastante, deram dicas de passeios, etc.


A pousada tem muita área verde, piscina, um quiosque muito legal em frente ao rio, onde funciona o bar, e restaurante, servem o café da manhã… Tudo com uma vista maravilhosa do Rio Paracauary!


A Mi estava bem cansada e foi dormir um pouco. Eu fotografei a pousada, ganhamos 2 “unhas” (coxinhas recheadas de caranguejo). Algum tempo depois, a Mi acordou, e o Sr. João, muito prestativo, ligou para um moto-táxi, que nos pegou (como de costume por lá, os 3 na mesma moto, rs) e levou pra Soure. Ele nos deixou num restaurante barato, almoçamos e demos uma volta pela cidade. Vimos búfalos, muitas e muitas mangueiras, a Igreja Matriz, o estaleiro, fomos até o rio, passamos no mercado, tomamos 2 cocas e chegou o moto-táxi. Ele nos deixou na praia Barra Velha, a alguns quilômetros dali (veja a praia aqui).






Entramos por ela por uma passarela de madeira sobre um mangue. Na praia tem umas árvores de mangue, umas palafitas e piscinas naturais quentinhas na areia. Nadamos bastante, e às 18h o moto-táxi nos pegou e levou pra cidade. A Mi tomou um Guaraná da Amazônia, compramos um queijo do Marajó, e ele nos levou pra pousada. Conversei um pouco com o Sr. João, comemos um lanchinho, banho e cama.






Tomamos café da manhã, muito bom, a vista do rio, maravilhosa! Conversamos um pouco com os donos, e o moto-táxi pegou a gente na pousada às 8h.


Chegamos então na Fazenda São Jerônimo. Saímos para o passeio com mais 3 pessoas (confira este vídeo em nosso canal). Primeiro, percorremos trilhas e estradas de terra nos touros. Depois, deixamos os touros, e fizemos uma caminhada por um tablado sobre mangue, passamos por uma praia de rio, e finalmente voltamos de canoa por um rio até a sede da fazenda. Lá tomamos um suco de jambo, pagamos o passeio (salgado, $100 cada) e fomos para a pousada.








Na volta da fazenda, paramos ainda no curtume, onde trabalham couro de búfalo, tirei umas fotos, e chegamos na pousada.


Arrumamos tudo, conversamos mais um pouco com os donos e um casal de SP que estava na pousada. O ônibus nos pegou na pousada, levou até o barco, e mais 3h de viagem até Belém. Continua no post BELÉM/PA.

Nota: A hospedagem do blog Revolteio na Paracauary Eco Pousada foi uma cortesia. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre a hospedagem.
SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS: