Quarto post da série: Interior de SP. Um pouco dos atrativos das cidades do interior paulista!
Interior de SP: GUARAÇAÍ
Senhoras e senhores… A capital paulista do abacaxi! Tanto é que tem a estátua de um abacaxi gigante na entrada da cidade.
Lááá para o lado do Mato Grosso do Sul, saí de Botucatu, peguei a Marechal Rondon e quase tive que fazer um empréstimo pra pagar os pedágios. Enfim, cheguei em Guaraçaí à noite e dessa vez contei com a ilustre presença de nossa amiga Cleide, de Ilha Solteira, que foi até Guaraçaí para me auxiliar no curso. Salve!
No final do primeiro dia de trabalho, como eu já havia dado uma pesquisada, pegamos o carro e pegamos uma estradinha de terra perto do cemitério da cidade. Dá-lhe poeira e morros. Víamos a cachoeira no mapa, mas nenhuma estrada chegava lá. Então, entramos em uma porteira fechada e seja o que Deus quiser. Passamos mais uma porteira, e mais uma… ainda de carro.

Chegamos em um sítio, e perguntamos. O funcionário do local indicou, e lá fomos nós, mais 2 porteiras, e bora barranco abaixo!
Paramos perto de uma mata e seguimos uma trilha bem marcada em meio a ela. Saímos no alto de uma cachoeira, que cai em um laguinho,e depois escorre para outro lago maior! Muito legal!



Depois de apreciarmos a vista por quase uma hora, voltamos. Porteira, porteira, porteira e poeira!
Paramos em um seringal para pegar umas sementes (para artesanato), achei bem legal, nunca tinha visto a extração do látex de perto. Lá tem muitos seringais (depois é claro, dos abacaxizais… Ou abacaxais? Ah, sei lá)

Segundo dia, seguindo várias recomendações das participantes do curso, fomos até o Pesqueiro Terashima, a uns 8km da cidade.
Lugar lindo e muito calmo. Só nós e os proprietários. Lagos enormes, um bar e tudo limpo e arborizado. Cerveja gelada, costelinha de pacu, conversa e violão… Voltamos pra cidade só à noite!




E o abacaxi?
Antes de ir embora, é claro que passei na associação de produtores rurais de Guaraçaí. Que pena, não está numa época boa para comprar abacaxi. Então, comprei “só” 15 abacaxis por R$20!
.
SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS: