INTERIOR SC (DEZ/2018): TREZE TÍLIAS + PORTO UNIÃO
Como em 2018 viajei bastante (mas a trabalho), resolvemos aproveitar o recesso dos cursos para uma viagem de 10 dias. Para onde? Um estado não tão longe de SP geograficamente , mas muito distante em relação à cultura e paisagens. Santa Catarina!
Como já conhecíamos um pouco do litoral catarinense (veja nesse post), optamos pelo interior do estado. Botamos as tralhas na Jubiraca, e saímos! (sim, essa foi a primeira viagem relativamente longa de nossa Hilux 95 – Rodamos mais de 3.000km nessa viagem). Confira mais fotos e detalhes em nosso perfil no Instagram.

Cortamos SP e PR, paramos para dormir em um motelzinho em Porto União (cidade na divisa do Paraná, mas já em solo catarinense). Pesquisamos um pouco sobre essa cidade que não estava em nosso roteiro, mas descobrimos que é a Capital Brasileira do Steinhaeger, além de inúmeras cachoeiras nos arredores. É claro que compramos uma garrafa de steinhaeger, e aproveitamos o dia para uma visita às belezas naturais.
Logo cedo, já pegamos uma estradinha de terra e seguimos alguns de terra, pegamos mais uma estradinha que quase sumia no meio do mato, paramos a Jubis (a Jubiraca). Vimos do alto, um paredão de pedra enorme, uma pontezinha de pedra como um trilho por cima. Um riozinho passa por baixo dessa estrada, atravessa um pequeno túnel e despenca no paredão, formando a Cachoeira do Km 13, que só vimos por cima.




Interessante também é seguir o trilho por alguns metros e atravessar um enorme corte de pedras por um morro onde o trilho passa. (veja a cachoeira também neste vídeo).

E rumamos próximo atrativo, mais e mais estradas de terra… Até onde o GPS do celular mostrava ser a Cachoeira do Rio dos Pardos. A estrada estava bem ruim, só vala e barranco… Poderíamos ter voltado, mas insistimos, e com um pouco de suor e 4×4, chegamos ao começo da trilha.
Andamos, andamos (e a cada trilha percebemos que estamos mais sedentários, rs), e lá em baixo, uma vista sensacional. A Cachoeira do Rio dos Pardos. Muito alta, a água despenca de um paredão em um lago enorme (veja nesse vídeo de nosso canal do Youtube)!



Voltamos, e seguimos viagem. Adivinha? Mais estradas de terra! Sim, sem medo de ser feliz, e, apesar das estradas asfaltadas de SC serem boas, cruzamos praticamente todo o estado por estradas de chão, em busca de atrativos naturais. E chegamos então à Cachoeira do Rio Bonito, que vimos apenas por cima. Bem próximo, há um camping que parece ser interessante, um bar, um mirante, e uma barragem, onde atravessamos com o carro!



Seguimos mais algum tempo, passamos pela cidade de Salto Veloso, onde visitamos um parque que abriga o salto de mesmo nome. Umas trilhas, beirando o rio, pontes e a bela cascata. O parque em si estava meio mal cuidado, mas como a entrada é gratuita, vale a visita.


Nessa altura, já começávamos a ver muitas casas estilo europeu, muito comuns no interior de Santa Catarina. Imigrantes italianos, austríacos, belgas, poloneses e principalmente alemães disseminaram a cultura, costumes, gastronomia e arquitetura no estado.

Durante a tarde, chegamos à cidadezinha de Treze Tílias, a cidade que carrega o título de “Tirol Brasileiro”. Não é à toa: é onde está o maior índice de imigrantes austríacos do Brasil!
Fomos direto para o Treze Tílias Park Hotel . Simplesmente o maior da cidade. É possível ver o enorme hotel todo em estilo austríaco de praticamente qualquer ponto de Treze Tílias.


Lá fomos super bem recebidos pelo André, que efetuou nosso check-in. Conversamos um pouco, eu e a Mi fomos ao quarto, um luxo! Com vista para a cidade, todo com detalhes em madeira, lindo.

Em um “tour” pelo hotel, conhecemos um pouco da estrutura: Várias piscinas (frias e aquecidas), restaurante, trilha ecológica, bar, sala de TV e lareira, e pasmem: Uma cervejaria própria! Sim, o hotel é o único do Brasil que possui uma cervejaria: a Linden Bier.
Depois de caminhar um pouco na trilha ecológica do hotel, caímos para a piscina! E pensa que estava frio? Nada! Um calorão, que nos levou à uma longa e prazeirosa degustação das cervejas produzidas ali! Caba não, mundão!!!

Saímos para conhecer a cidade. Visitamos o centro, uma pracinha muito bonita, super bem cuidada. Não se vê um papelzinho de bala sequer pelo chão! Toda enfeitada de natal, cheia de luzes. Até a prefeitura é em estilo europeu.


Depois desse rolezinho, voltamos pro hotel, comemos uma porção… E dá-lhe cerveja!

No outro dia, nos esbaldamos com o café da manhã, e o André do hotel nos levou para conhecer a cervejaria. A mestre cervejeira Mariana, super gente boa, nos mostrou todo o processo e explicou como nasce a cerveja. É claro que provamos mais algumas!


Logo depois, o André ainda mostrou para nós uma novidade do hotel. Um inacreditável banho de cerveja! Sim, uma banheira cheia de cerveja e ainda uma torneira de chope geladérrimo do lado! (Clique aqui, neste vídeo eu explico melhor!)

Fizemos check-out, passamos mais um pouco por Treze Tílias, e pegamos o rumo para a próxima cidade: Piratuba/SC


.
Nota: A hospedagem do Blog Revolteio no Treze Tílias Park Hotel foi uma cortesia. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre a hospedagem.
SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS: