SANTA CATARINA (DEZ/2018): PIRATUBA

Segundo post da nossa viagem pelo interior de Santa Catarina!

Confira o a primeira parte dessa viagem no post anterior. Bom, saímos de Treze Tílias por volta das 14h e pegamos o rumo para Piratuba, já na divisa com o Rio Grande do Sul. É claro que fomos praticamente só por estradas de terra. Botar a Jubiraca pra trabalhar!

img_2950
Bora trabalhar, Jubiraca!

Seguimos por estrada e chão vários quilômetros, com uma certa insistência, ajuda de moradores locais e ajuda do google maps, já próximos da cidadezinha de Luzerna, chegamos à Cachoeira da Linha Dois Irmãos. Lá eles chamam algumas estradas de terra que ligam bairros e comunidades rurais de linhas. Daí o nome da cachoeira. Paramos o carro em um sítio e pedimos informações aos moradores. Pegamos uma trilhaziha, pulamos 2 cercas (elétricas!) e depois de uns 20 minutos de caminhada, chegamos na cachoeira. (Confira nesse vídeo).

img_2872
Cachoeira da Linha Dois Irmãos

A cachoeira não é tão alta, mas é bem larga e o volume d’água é enorme! Tem um tipo de caverna por trás da queda. O lago também é muito bom para banho. Ficamos ali um bom tempo apreciando. Sensacional!

Voltamos para o carro, mais estrada de terra e depois asfalto. Chegamos então em Piratuba. A cidade é pequena, mas muito famosa por suas termas. Lá, ficamos hospedados no maravilhoso Hotel Kirst. O hotel é bem grande, e todo em estilo europeu. Chegamos e já fomos bem recebidos. Subimos para o quarto, impecável. Tudo novo, limpinho e completo. Com ar condicionado, frigobar e varanda. O hotel trabalha com pensão completa, café da manhã, almoço e jantar deliciosos e com muita variedade. Piscina quente e fria, salão de jogos, etc. Veja mais algumas fotos em nosso Instagram.

img_2874
Yeah, quarto top!
img_2875
Descanso

Ficamos o resto da tarde e noite curtindo o hotel e descansando… Piscinas, bar, um ótimo jantar… E ainda assistimos uma turma super animada da terceira idade que estava em um bailinho à fantasia com música ao vivo promovido pelo hotel!

20181213_192336
Fachada
img_2930
Salão de festas e bar
img_2933
Piscina
img_2928
E a comida – demais!!!

No dia seguinte, aquele café da manhã de respeito, e pegamos o carro pra conhecer os arredores. Andamos alguns poucos quilômetros e chegamos na cidade vizinha de Ipira. Paramos em uma Ervateira (onde se beneficia a erva-mate para chimarrão, tereré ou chá). Tiramos algumas fotos e compramos uns pacotes de erva.

20181213_091610
Ervateira tostando mate

Depois, seguindo para a zona rural, paramos no interessante Moinho Werno Gerhart. É um dos pouquíssimos moinho de grãos (milho e trigo) movido a água e ainda em funcionamento no Brasil. O Próprio Werno, senhor proprietário do moinho nos levou para a visita. Super simpático, colocou o moinho para funcionar. Uma enorme roda d’água do lado de fora do barracão de madeira faz o moinho e uma marcenaria ao lado funcionarem Tudo rústico, de madeira, e o Sr. Werno explicando tudo. Visita gratuita e muito enriquecedora. No local é possível comprar biscoitos e outros produtos feitos com a farinha feita no moinho.

img_2897
Roda d’água e o barracão de madeira
20181213_095524
Moinho de grãos
img_2893
E a marcenaria!

Saindo de lá, passamos novamente por Ipira e paramos no Parque Cascata da Usina (entrada gratuita). Sinceramente, achamos o parque meio descuidado. Apesar disso, o local é bem interessante, tem trilhas, pontes uma gruta (infelizmente toda pichada), e a cachoeira. Mas, vale a visita.

img_2909
Cascata da Usina
img_2910
Trilhas, pontes…
img_2907
Lago

Na mesma cidade, visitamos também a cervejaria da Berg Bier, que depois soubemos que é da mesma família do hotel em que estávamos hospedados! Também já estão terminando um restaurante muito legal por lá! Teve degustação da cerveja, e levamos umas pra casa! Muito boa!

img_2914
Cervejaria
img_2917
Restaurante da Berg Bier – Logo estará funcionando!

Ainda tivemos tempo de dar uma passadinha na Cachoeira do Monge. Fica bem na beira da estrada. Descemos e tiramos umas fotos. Bora que é hora do almoço!

Voltamos pro hotel, aquele almoço! À tarde, fomos às famosas Termas de Piratuba. O hotel fica bem pertinho, fomos à pé! Pagamos R$10 cada um para entrar e mais R$12 cada o exame médico (válido por 30 dias). O parque é constituído por 2 complexos. Como ficamos só uma tarde, optamos pelo primeiro, que é de piscinas ao ar livre (estava muito calor). O complexo 2 é constituído de piscinas cobertas. Os valores são os mesmos.

20181213_192651
Ebaaaa!!!

O parque é bem organizado e limpo. Tranquilo, com várias piscinas de água fria e quente, algumas com propriedades medicinais e sulfurosas. Ficamos ali, relaxando o resto da tarde.

20181213_143909
Um pedacinho das Termas de Piratuba
20181213_143745
Caloooooorrr!!!

No finalzinho do dia, voltamos para o hotel, jantamos, jogamos um pouco de bilhar na sala de jogos e saímos dar uma voltinha a pé pela cidade. Voltamos, e cama!

Café da manhã e pegamos a estrada! Bastante asfalto, cortamos boa parte de oeste a leste do estado… É claro que pegamos estradas de terra para caçar cachoeiras! E a primeira do dia, vimos na área rural do município de Brunópolis. Bem na beira da estrada de terra, uma ponte de madeira passa por cima do rio, onde já se vê a Cachoeira do Butiazinho. Linda!

img_2947
Já vimos a cachoeira de dentro do carro!
img_2941
Cachoeira do Butiazinho
img_2945
Logo na ponte!

E mais uns bons quilômetros por estradas de terra, se perde um pouco, entra errado aqui e ali, chegamos perto das margens do Rio Corrente. Dali foi parar o carro e já ver a plaquinha da alegria. Seguimos por trilha uns 15 minutos (assista neste vídeo) e chegamos na cachoeira. Muito bonita, mas não deu pra entrar. A água é muito forte, e o rio muito volumoso. Mas rendeu uma vista ótima e ótimos cliques!

img_2952
Plaquinha da alegria
img_2956
Trilha beirando o rio
img_2962
E a enorme Cachoeira do Corrente!

Bom, seguimos viagem, dessa vez rumo ao nosso próximo destino: Vale Europeu!

.

Nota: A hospedagem do Blog Revolteio no Kirst Hotel foi uma cortesia. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre a hospedagem.

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s