Mais um post sobre o interior de São Paulo!
Assim como outros lugares incríveis que conhecemos em nosso estado, nossa visita às cidades de Natividade da Serra e Guararema, no Vale do Paraíba, foi por motivo de trabalho. E é claro que nos espacinhos do final da tarde, aproveitamos para conhecer lugares sensacionais. Sempre juntando o útil ao agradável!
Em Natividade da Serra, conhecemos a linda Represa de Paraibuna, espalhada entre morros, um visual sensacional!


Outro lugar que visitamos foi a Cachoeira do Alto da Serra. Para chegar nela, andamos uns 20 minutos por estradas de terra pelos morros. A cachoeira não é alta, mas deságua na represa, um visual muito bonito!


Como no final de semana ficamos pela região, passamos por Taubaté e visitamos a Casa de Monteiro Lobato. Com entrada gratuita, o local é onde o famoso escritor da literatura infantil viveu. Hoje é um museu, que apesar de ser dentro da cidade, é rodeado de muitas árvores e estátuas dos personagens do Sítio do Picapau Amarelo.




Na outra semana, conhecemos a cidade de Guararema. Ficamos impressionados com a organização e a limpeza da cidade. Inclusive ouvimos de uma amiga, a frase “Guararema é uma cidade de primeiro mundo no Brasil”.
Ruas limpas e bem sinalizadas, museus, bibliotecas e atrativos turísticos gratuitos e bem conservados, escolas públicas que parecem particulares. Câmeras por toda a cidade e os motoristas param em todas as faixas de pedestres! Incrível!

No primeiro dia, visitamos o Parque do pau d’Alho, às margens do rio Paraíba, com bancos, plataformas de madeira, quiosques e a gigantesca e centenária árvore Pau d’Alho (que virou símbolo da cidade). Já quase noite, visitamos também o Mirante de Guararema. Muito bonito, tem vista para toda a cidade, fontes, bancos, estacionamento e lanchonetes.




No segundo dia, visitamos o Parque Municipal da Pedra Montada. Show! Entrada gratuita, lugar muito bom. A alguns quilômetros da cidade por via asfaltada, o parque tem várias passarelas de madeira (inclusive caminhos para cadeirantes), banheiros muito limpos, um grande restaurante e trilhas.


Um dos atrativos é a própria Pedra Montada. Uma enorme pedra equilibrada perfeitamente sobre outra. Parece ter sido feita por mãos humanas, mas é natural. Coisas da natureza.

No terceiro dia, visitamos a vila de Antônio Carlos. Uma vila histórica que rodeia um grande pátio de paralelepípedos e uma estação de trem muito antiga.
As casinhas todas pintadas, e um patrimônio arquitetônico bem preservado rodeia a estação. Nos finais de semana o local fica lotado, pois há restaurantes, bares e lojas de artesanato. No dia em que visitamos, o local estava completamente vazio.


No último dia, fomos conhecer a igreja da Nossa Senhora da Escada. Fica em um bairro rural de guararema. A igreja, muito antiga, foi construída por jesuítas e abriga um pequeno museu de imagens católicas. Uma curiosidade é que a única imagem de São Longuinho do Brasil fica nessa igreja!



.
SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS: