PERTINHO DE BOTUCATU! TORRINHA E ITATINGA

Aí galera! Depois de mais uns meses sem escrever, arrumei um tempo pra atualizar o blog! Já estava na hora, né!

No começo do ano, duas amigas nossas de Bauru – Cléia e Kauana – foram passar uns dias em casa, em Botucatu. Como outras vezes já fomos com elas na maioria dos atrativos de Botucatu, pesquisamos um pouco sobre atrativos próximos e lembramos de um conhecido nosso que falou sobre o Horto Florestal de Itatinga. Sabadão, levantamos cedo e fomos. Itatinga é pertinho de Botucatu, então logo chegamos na portaria do horto. Demos com os burros na água… as visitas nos finais de semana só funcionam com agendamento prévio. Bom, paciência. Voltamos pra Botucatu.

No domingo, acordamos cedo e fomos para Torrinha. A cidade fica perto de São Pedro, também próximos à Botucatu. Seguimos as dicas de um amigo meu da época da faculdade, o Silas, que mora lá e conhece bem os arredores da cidade.

A primeira cachoeira que fomos foi a Cachoeira do Chapadão. Um pouco mais difícil de encontrar, mas foi tranquilo. Um rolê por estradas de terra, paramos o carro no canavial e seguimos o Google Maps. A estrada é boa, tanto que fomos com o Fit, que é bem baixo e não tivemos problemas. Percorremos uma trilha de uns 15 minutos, atravessamos um riozinho e entramos em uma trilha mais fechada à direita. Aí é só descer!

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.09.22
Trilha!!!

A cachoeira é bem alta, e ainda tem outra queda na sequência que não consegui ver de frente. Ficamos ali admirando e curtindo um bom tempo. A água estava bem gelada, e também a força dela nos desencorajou um pouco de entrar.

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.10.57
Cachoeira do Chapadão
Captura de Tela 2020-03-17 às 22.10.48
Segunda queda

Voltamos para o carro e fomos para mais uma cachoeira. A famosa Cachoeira do Mira. É bem fácil de encontrar. Paramos com o carro logo depois de uma ponte de madeira (onde o rio da cachoeira passa por baixo), e já vimos a cachoeira da estrada. Descemos rapidinho por uma trilhazinha e chegamos!

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.10.41
Cachoeira do Mira!
Captura de Tela 2020-03-17 às 22.10.24
Linda!

Nessa sim entramos na água! E que delícia de cachoeira! Um laguinho e muito sol! Ficamos ali curtindo um bom tempo.

Ainda tivemos tempo de descer o rio por uma trilha margeando, e em alguns minutos chegamos na Cachoeira do Mira 2. Muito alta, e com um enorme volume d’água, a cachoeira se forma em outro rio que se junta com o da primeira queda. Mas fomos informados por um pessoal que a água dessa segunda cachoeira não era muito limpa. Então, acabamos não entrando nela.

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.10.08
Cachoeira do Mira 2

Já cansados, durante a tarde, voltamos pra Botucatu!

Na segunda, acordamos cedo e fomos pra Itatinga! Chegamos no Horto Florestal, e aí sim pudemos visitar! A entrada é gratuita e o local é mantido pela USP. Funciona como uma Estação Experimental de Pesquisa.

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.08.39
Fonte
Captura de Tela 2020-03-17 às 22.09.40
Começando a trilha…

Pegamos a trilha para a cachoeira. A primeira parte do caminho é de plataformas de madeira e atravessa um grande lago. Muito bonito!

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.10.01
Atravessando o lago

Depois, uma trilha bem demarcada, passa por uma mata fechada e bem preservada. Muitas espécies nativas, algumas com plaquinhas indicativas com a espécie da árvore. Cerca de vinte minutos depois, novamente plataformas de madeira adentram em uma área alagada, e finalmente chegamos à cachoeira!

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.09.00
Mais plataformas

A cachoeira não é muito alta, mas é bem bonita e muito limpa e preservada. Vale a pena um banho para refrescar o calor da caminhada!

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.08.51
Cachoeira!

O caminho de volta, ainda em plataformas, passa por um enorme bambuzal. Lugar lindo, rende ótimas fotos! Parece cenário de filme japonês!

Captura de Tela 2020-03-17 às 22.26.37
Bambuzal

Retornamos para o carro e voltamos para Botucatu!

.

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s