Essa viagem começa em nossa ida a Cachoeira Paulista, a trabalho. No final do primeiro dia de trabalho, aproveitei o final de tarde para pegar a Jubiraca e ir conhecer o Cachoeirão da Bocaina. Na cidade tem placas indicativas pra lá.
Sai da cidade, atravessa por baixo da Dutra e pega uma vicinal asfaltada. Segue reto toda vida. Quando acaba o asfalto, começa a ficar interessante. Uma igrejinha antiga, e alguns quilômetros depois, uma Usina hidrelétrica centenária. Vale a pena parar para umas fotos.

Segue mais um pouco pela estrada de terra e logo chega a um descampado cum uma placa indicando “Cachoeirão da Bocaina”. Deixe o carro ali, e siga pela trilha, bem demarcada. Uma trilha curta chega ao pé da cachoeira. Linda!


Depois de terminar o trabalho em Cachoeira Paulista, resolvemos ficar o final de semana pra conhecer a região (já que não compensaria retornar à Botucatu) no fim de semana. Então resolvemos dar um rolê em MG.

Nessa viagem conhecemos mais um pouco da Serra da Mantiqueira, e uma cidade encantadora, Maria da Fé, produtora de azeite de oliva. Sim, as oliveiras estão presentes em todos os cantos da cidade, inclusive na arborização urbana. Passamos por alguns olivais e conhecemos uma pequena cachoeira nas redondezas da cidade.



Depois, subindo mais um pouco no mapa visitamos a Cachoeira Descanso da Falésia, em um bairro rural de Paraisópolis, chamado Cruz Vera. Próximo à essa cachoeira também há um túnel desativado, bem fácil de chegar e interessante para visitar. Também demos uma parada rápida no Mercado Municipal da cidade.



Depois disso, fomos à cidade de Paraisópolis. Como estava tudo fechado (domingo), fomos visitar a famosa Cacheira dos Henriques, também de entrada gratuita, maravilhosa, talvez a mais bonita da região.


E pra fechar o fim de semana com chave de ouro, paramos em um pesqueiro ali perto pra almoçar!
