BARRA DO TURVO E JUQUIÁ/SP (SEBRAE Press Trip)

Setembro de 2023, abri meu e-mail para dar uma conferida… E olha que surpresa boa! Recebi um e-mail do SEBRAE/SP convidando o Blog Revolteio para participar de uma Press Trip em Barra do Turvo/SP, no Vale do Ribeira!

Bom, vamos começar… Press Trip é uma viagem oferecida para profissionais de comunicação (Influenciadores, Jornalistas, Publicitários…) afim de divulgar um destino e também avaliar os serviços turísticos presentes naquela região, como restaurantes, hotéis, agências de turismo, etc. A Press Trip organizada pelo SEBRAE foi uma das ações da Primeira Semana de Turismo do Vale do Ribeira.

Na segunda de manhã, após uma breve apresentação e um coffee na sede do SEBRAE em São Paulo, saímos em uma van junto com outros participantes da Press Trip e consultores da FIA/SEBRAE (uma turma super animada e entrosada) rumo à nossa primeira parada, o Park Pousada Bioma, localizado na área rural de Juquiá/SP.

Barracão onde funciona o restaurante
Apresentação e Palestra sobre o Vale do Ribeira
No local também existe estrutura para PCD

O Bioma Park, localizado à margens da Rodovia BR-116, além da pousada e restaurante, tem várias opções de entretenimento, como tirolesa, arvorismo, parede de escalada, trilhas e pesca esportiva. No barracão onde funciona o restaurante tivemos uma palestra e apresentação dos profissionais envolvidos e participantes da press trip. Recebemos um kit e em seguida serviram uma cerveja produzida no local para degustação. Muito boa, aliás, ali tem uma plantação de lúpulo!

Blog Revolteio marcando presença!
Pra quem não conhece, aí o lúpulo!

O almoço também foi sensacional. Arroz, farofa de pipoca, salada e 4 opções de carne (costelinha de pacu, tilápia crocante, carne de frango e búfalo defumados. Uma delícia!

Caramba, que almoço bom!

Após uma palestra sobre a história do Vale do Ribeira, já no final da tarde ainda no Park Bioma, fomos todos para a Tirolesa. Com 400m de distância, a tirolesa passa sobre um lago, com um incrível pôr-do-sol.

Lago onde passa a tirolesa de 400m
Pronto pra descer
Vista maravilhosa!
A cara de alegria da pessoa

No finalzinho do dia, pegamos a van novamente, e fomos para o próximo destino: Barra do Turvo/SP. A cidade fica situada no extremo sul do Vale do Ribeira, encravada no meio da Mata Atlântica, super preservada. O nome da cidade é em razão do Rio Turvo, que deságua no Rio Pardo (que divide os estados de SP e PR) e por fim deságua no Rio Ribeira.

Lá ficamos hospedados na pousada João de Barro. Na pousada, fomos super bem recepcionados, as proprietárias são super hospitaleiras. A pousada é simples e aconchegante. No restaurante (onde também funciona a recepção), nos esperava um delicioso jantar à todo à base de palmito pupunha preparado pela Palmitolândia. Aliás, literalmente todo o cardápio era feito de palmito, até a sobremesa – bombocado de palmito! Maravilhoso!

O que nos aguardava na pousada
Apresentação sobre a Palmitolândia
Palmito pupunha assdo na casca
Cara, que saudades desse jantar!

Depois do jantar, dormimos e no dia seguinte acordamos cedo, tomamos café e seguimos com a van para a Cachoeira Dito Salu, ainda no município de Barra do Turvo. Lá, a equipe da agência Águia Turismo nos acompanhou em nossa primeira atividade. Após uma breve explicação sobre o local, o guia Alex nos consduziu por uma trilha pela mata, de grau médio de dificuldade. Bastante subidas, mata fechada, até que finalmente chegamos na cabeceira da cachoeira. Aliás, foi uma ótima experiência para mim, que até então nunca tinha feito rapel. A descida foi feita pelo paredão lateral da cachoeira, ou seja, não nos molhamos durante a descida.

Uma paradinha pra ver os búfalos no caminho
Início da Trilha
Trilha hard
A cara de acabado, rs

O guia fez as amarrações, colocamos a cadeirinha, capacete, e pouco a pouco as turma foi descendo. E chegou a minha vez! Aquele frio na barriga no começo, mas depois foi ótimo! O visual e a sensação foram incríveis. Lá no final me molhei um pouco, pois o rapel termina no lago da cachoeira.

Esperando na fila pra descer
Cara, que frio na barriga!
A cachu aí do lado
Cachoeira Dito Salu

Voltamos para a pousada, e fomos almoçar. Cardápio: Barreado! O barreado é uma comida típica da região de Morretes, no Paraná, onde se juntam alguns tipos de carne, que cozinham no fogo à lenha por mais de 24h em uma panela de barro, tampada e vedada com uma pasta de farina para assim criar pressão dentro da panela e cozinhar as carnes. O resultado é um ensopado de carne desfiada, delicioso, que é comido com farinha de mandioca e banana da terra.

O famoso barreado

Depois do almoço, ainda na pousada, tivemos uma breve apresentação com produtores rurais locais, e em seguida pegamos a van novamente em direção à próxima tirolesa. Chegamos ao local, novamente guiado pela Águia Turismo, e essa tirolesa tem 300m de ida e mais 300m de volta, e cruza o Rio Pardo. Como o rio faz a divisa entre os estado de Paraná e São Paulo, atravessamos de um estado ao outro de tirolesa e voltamos. Muito legal, visual incrível!

Desse lado ja é Paraná
Mais tirolesa!

Já no finalzinho do dia, voltamos à pousada e mesmo cansados alguns do grupo (incluindo eu) fizeram o circuito de arvorismo da pousada. Muito bom também!

Arvorismo

À noite tivemos uma boa e enriquecedora roda de conversa com o Ditão, líder de um quilombo local, e depois da janta ainda tivemos uma pequena palestra sobre os pontos turísticos de Barra do Turvo. Dia cheio de atividades!

Roda de prosa com o Ditão

Na quarta-feira acordamos cedo, tomamos café da manhã, e fomos para o Rafting. A atividade é promovida pela Explore Turimo. Chegando na sede da agência (que fica às margens do Rio Turvo), fomos apresentado ao casal de proprietários Júnior e Lívia, que antes de iniciar a atividade nos passaram todas as orientações, e uma ótima aula de como o rafting é executado, e todas as medidas de segurança. Logo entramos todos na kombi da empresa e fomos levados a dois botes infláveis. Nesse ponto a turma já estava mais que entrosada, foi uma bagunça só. Muita risada e diversão.

Chegamos!
Treinamento antes do rafting

A galera na frente da kombi (Foto: Explore Turismo)

Começamos a descer o rio, e uma molhadeira e gritaria, muito divertido. Em alguns pontos o nosso guia (em nosso bote, o Júnior) tinha que descer d barco e dar uma ajudinha para atravessar alguns pontos mais rasos e corredeiras. Enfim, após 1 hora de descida, o rafting foi o passeio que mais rendeu fotos no passeio. Valeu muito a pena!

Diversão garantida (Foto: Explore Turismo)
Rafting (Foto: Explore Turismo)
Essa foi do meu ponto de vista 🙂

Voltamos pra pousada, almoço e fomos para a última atividade: Um Aquatrekking por um riozinho, afluente do Rio Turvo. Aquatrekking é uma caminhada realizada pelo leito de rios, molhando os pés, passando por obstáculos, pedra e pequenas quedas d’água. A atividade também foi realizada pela Explore Turismo (Júnior e Lívia). Saímos então, uma pequena trilha margeando o rio, e depois pelo leito do riacho, se apoiando entre as pedras, desviando de galhos, etc. Paramos em uma pequena cachoeira, tomamos um banho rápido, e seguimos por mais alguns metros até a cachoeira do final do percurso, a Cachoeira São Miguel. Linda, com três quedas d’água.

Cachoeira no caminho (Foto: Explore Turismo)
Cachoeira São Miguel (Foto: Explore Turismo)

A maioria do pessoal do Press Trip entrou, e deu aquela lavada na alma. Aliás, demos muita sorte no passeio. Os três dias de viagem fez um tempo maravilhoso!

Voltamos para a pousada, tomamos um café da tarde, banho, arrumamos tudo e seguimos com a van rumo à São Paulo. Foram dias maravilhosos de muita conversa, risadas, aventuras… e a hospedagem, passeios, comida, tudo ótimo. Fiquei muito feliz em saber que pude ajudar com a minha parte no crescimento do turismo no Vale do Ribeira, que aliás é uma região que amo e já frequento há vários anos (Confira os posts: Litoral Sul de SP / Iguape e Cananéia / Ilha do Cardoso).

Vou deixar aqui alguns links dos amigos que fizemos na Press Trip. São blogs, jornais e portais de notícias que também estão divulgando a viagem. E é claro, aproveito para deixar um agradecimento especial à toda a equipe da FIA e do SEBRAE/SP por ter promovido essa viagem maravilhosa!