Esse é o primeiro dos 9 posts que escrevemos para relatar nossa viagem de férias, que foi de dezembro de 2023 a janeiro de 2024! Viajamos de carro, com a Jubiraca (nossa Hilux SW4 ano 95) saindo da nossa casa em Botucatu/SP, percorrendo os três estados do sul do Brasil, o interior do Uruguai, a Argentina de Buenos Aires até Ushuaia (extremo sul da América do Sul) por todo o litoral, atravessamos um pedacinho do Chile, e voltamos beirando a Cordilheira dos Andes até Barilhoche, adentramos o país pela província de La Pampa, Uruguai e Brasil. Tudo isso somando 13.000km, durante 33 dias!

Saímos de Botucatu dia 15 de dezembro por volta das 11h, rodamos o estado de São Paulo e Paraná inteiros, parando apenas pra abastecer e ir ao banheiro. Muito calor, o dia todo. Paramos para dormir no Hotel Ochove, em União da Vitória-PR (divisa com SC). No dia seguinte acordamos cedo, tomamos café da manhã no hotel (top) e seguimos viagem. Calorão! Atravessamos Santa Catarina e percorremos a maior parte do Rio Grande do Sul. Paramos quase a noite em em Santa Maria-RS pra dormir, no Motel Itapoã.
Acordamos, tomamos café e continuamos na estrada. Muito calor novamente! Rodamos mais algumas horas e chegamos em Sant’Ana do Livramento-RS. A cidade faz fronteira com o Uruguai (Cidade de Rivera). O que divide as cidades é uma avenida. Do lado uruguaio, tem muitos Free Shops, e como era domingo e a maioria estava fechado, resolvemos ficar um dia na cidade. Passamos no mercado, compramos umas coisinhas e fomos procurar hotel. Ficamos no Hotel Masseilot (no lado Brasileiro), hotel muito bom, com preço justo. Obs: Na ocasião, estava compensando muitas coisas no Brasil em relação ao Uruguai (hospedagem, mercado, combustível)

Saímos cedo, passeamos nos Free Shops (compramos poucas coisas), passamos numa “quesaria” (uma coisa que vale a pena comprar no Uruguai é queijo e derivados de leite. Tudo maravilhoso e com preço bom!). A tarde começou a chover e esfriou. Saímos de viagem novamente (paramos na aduana na estrada e informaram que os documentos de imigração são feitos no Shopping Siñeriz. Voltamos pra lá fazer, aff)

Seguimos viagem, e entramos numa estrada de terra pra visitar a Histórica Represa de Cuñapiru. O local é um complexo de ruínas de uma usina e uma barragem. A entrada é gratuita, e apesar do local estar muito mal cuidado (abandonado), vale a pena visitar. A visita é autoguiada e tem várias placas informativas.







Seguimos viagem, passamos por Tacuarembó, conhecemos o Lago de Las Lavanderas. Resolvemos andar mais um pouco e paramos para dormir em Paso de Los Toros (Posada Don Manoel)

No dia seguinte, amanheceu já bem mais frio, por volta de 15⁰, e ventando bastante, mas o céu limpo. Tomamos café e seguimos. Passeamos um pouco pela cidade de Paso de Los Toros, e algumas ruas estavam alagadas por causa das recentes chuvas na região. Conhecemos o Camping Municipal, muito grande e completo, com churrasqueiras, banheiros, bem legal. Fica na margem do Rio Negro, que por conta das chuvas estava bem alto e invadiu boa parte do camping.




Seguimos viagem até Durazno. Paramos no Museo Departamental. Lá vimos bastantes itens de guerra, e documentos sobre a história do local, muito interessante e organizado. As funcionárias do local acompanharam a visita e foram super atenciosas. Entrada gratuita!




Almoçamos em uma padaria na esquina do museu, comida boa e preço razoável. Seguimos viagem, passamos por Trinidad e chegamos em Colônia de Sacramento por volta das 17h. Não paramos em Colônia, pois já havíamos conhecido há um tempo atrás (confira neste post). Fomos ao terminal de embarque do Buquebus (Ferry Boat). Esperamos o horário, embarquei a Jubiraca e atravessamos o Rio de La Plata rumo a Buenos Aires! Obs: Se quiser economizar, cruze a fronteira UY/AR por terra (Fray Bentos ou Paysandu), pois o Buquebus de Colônia para Buenos Aires é bem caro!



Continua no próximo post!!!
