PERUÍBE E ITANHAÉM/SP – JAN/2011

Viagem família ! Eu, a Mi, minha mãe e meu pai. Fomos para Mongaguá, litoral sul do estado de São Paulo para ficar uns 3 dias. Como já fui várias vezes para lá, resolvemos conhecer um pouco das cidades vizinhas. No primeiro dia, eu e a Mi fomos visitar um amigo em Peruíbe. Eu já conhecia a cidade, mas fazia pelo menos uns 10 anos que eu não ia pra lá. Passamos na casa dele, e ele nos levou conhecer umas praias meio afastadas da cidade não me lembro dos nomes, mas ficavam no Guaraú, que é um bairro localizado na serra, muito bonito.

Peruíbe vista das praias do Guaraú

Serra onde ficam as casas

Voltamos para Mongaguá, e no outro dia fomos com a minha mãe para Itanhaém. A cidade é bonita, e como não era feriado, estava bem tranquila. Minha mãe, que já conhecia a cidade, foi nosso guia. Conhecemos então a Praia do Cibratel, acho que a mais movimentada da cidade. Também percorremos a trilha dos Pocinhos de Anchieta, que fica na beira da praia, e atravessa pedras e um caminho de madeira. Vimos também muitas casa e igrejas antigas que compõem o centro histórico da cidade.

Igreja Matriz de Sant’Anna

Construções históricas

Um passeio que achei muito legal foi o Morro da Cibratel, que tem uma vista panorâmica das praias e da cidade.

Itanhaém vista do Morro da Cibratel

Vista do outro lado do morro

Outro lugar imperdível para se conhecer em Itanhaém é o Convento de Nossa Senhora da Conceição, que fica no alto de um morro. A subida é cansativa, mas o convento é lindo e a vista da cidade é excelente. O convento é um dos mais antigos do Brasil, e está aberto à visitação. Funciona como um museu, com muitas peças antiquíssimas. As paredes são muito grossas e no meio do convento há um pelourinho.

Árdua subida até o convento

Fachada do convento

Interior

Pelourinho

Confira mais um post do Revolteio no Litoral Sul de SP e este sobre Mongaguá e Santos!