ITATIAIA E SERRA DOS ÓRGÃOS/RJ – AGO/2017

Bem-vindos ao primeiro post do Revolteio Brasil 2017 ! Uma viagem de 12.000km de carro que fizemos pelas regiões sudeste, nordeste, norte e centro-oeste do Brasil. 60 dias, 18 estados, 11 capitais e muita coisa legal. Paisagens de tirar o fôlego, um monte de gente legal e muita, muita história pra contar. Tanta história, que dividiremos a viagem em vários posts, por estados ou regiões, para facilitar a leitura e a busca por conteúdo.

Boa leitura!

2 de agosto. Saímos bem cedinho de Bauru. Andamos bastante, descansamos pouco. Paramos à noite para dormir em Itatiaia-RJ, em um motelzinho. Acordamos no dia seguinte, bem cedo, tomamos café no carro, e fomos para Penedo, uma colônia de finlandeses localizada nas montanhas do Itatiaia. Muitas casas estilo europeu, chalés de madeira, cervejarias, restaurantes e hotéis chiques. Uma cidadezinha muito charmosa, bem ao estilo das famosas Monte Verde/MG e Campos do Jordão/SP.

Ainda de manhã, passeamos um pouco um pouco pela cidadezinha, e nos encantamos com o rio que passa pelo meio dela, de água bem limpinha, cheio de poços e quedas d’água. Paramos em uma delas (que na verdade são 3, o nome é Três Cachoeiras), uma série de quedinhas, cheia de pedras e lagos, bem ao lado da rua principal de Penedo. Como estava frio, não conseguimos entrar na água, rs.

Três Cachoeiras
Outro ângulo…
Lagos para banho

Tiramos algumas fotos e seguimos de carro. Vimos umas placas indicando mais algumas cachoeiras. É claro que fomos conhecer. Chegamos então no começo da trilha para a Cachoeira de Deus. Vimos que normalmente é cobrado ingresso no começo da trilha (se bem me lembro, $5), mas como não tinha ninguém, entramos sem pagar. Andamos durante uns 20 minutos, vimos muitas bifurcações (até nos perdemos um pouco), e chegamos nela. A cachoeira é bem diferente das que estamos acostumados. A água escorre pela pedra, formando uma espécie de cortina, com um lago bem limpo.

Cachoeira de Deus

Saímos de lá, ainda continuamos o caminho de carro, e chegamos ao início da trilha para Cachoeira das 3 Bacias. Subimos um pouco o rio e já avistamos a cachoeira. Como o nome diz, tem 3 laguinhos em meio à queda. bem interessante! Já por volta das 11h, fomos visitar o Parque Nacional do Itatiaia (o primeiro parque nacional do Brasil!), bem pertinho de Penedo. Passamos a entrada do parque, que é paga ($16 por pessoa), e continuamos subindo com o carro. Paramos no Mirante do Último Adeus, de onde se tem uma vista sensacional  da Serra do Itatiaia.

Mirante do Último Adeus
Uma fonte no caminho…

Paramos também em uma pequena trilha que leva à Pedra de Fundação do parque, que foi o primeiro Parque Nacional criado no Brasil! Voltamos, e logo chegamos no Centro de Visitantes do parque.

Início da trilha para a Pedra da Fundação

Muito bem organizado, o centro de visitantes tem algumas salas voltadas para o montanhismo (muito forte na região), mostrando fotos e artigos de escalada, também vimos algumas salas com insetos e animais empalhados do parque. Tudo muito organizado e completo. Também havia uma exposição fotográfica no local. O parque tem muitas estradas que podem ser percorridas de carro, e trilhas a pé. Tudo indicado com placas, muito bem sinalizado!

Centro de Visitantes
Sala de Montanhismo
Insetário, tudo com muita informação!
Sinalização de trilhas e estradas

Almoçamos no carro (se ainda não conhece, veja nosso Kit de Conversão em Motorhome), e saímos para conhecer alguns dos muitos atrativos do parque. Descemos a pé para o maravilhoso Lago Azul (que na verdade é formado no próprio rio). Vimos muitos macacos-prego nas árvores próximas à trilha. O lago fica bem embaixo de uma ponte antiga, é maravilhoso! A água é transparente demais, e a natureza em volta é muito exuberante! Muitas árvores, pedras, e as montanhas, tudo maravilhoso! Confira esse vídeo de nosso canal!

Lago Azul – Tão lindo que usei como capa do Post!
Visto da ponte…
Macaco-prego

Subimos um pouco o rio, vimos mais alguns lagos e corredeiras. Voltamos para o carro e subimos em direção à Piscina da Maromba. Lá tem um estacionamento e uma escadaria que chega à uma pequena cachoeira um lago. O lago impressiona pelo tamanho e transparência da água. Mesmo com o céu acinzentado que estava, a água estava muito bonita!

Piscina da Maromba!
Trilhas do Parque

Voltamos, seguimos mais um pouco com o carro, mais uma trilha, um pouco mais longa, e chegamos na Cachoeira Véu de Noiva (muito alta), e à Cachoeira do Itaporani, com diversas quedas d’água e mais um maravilhoso lago verde!

Cachoeira Véu da Noiva
Pagando de aventureiro, rs
Cachoeira do Itaporani

Já por volta das 16h, fomos até a cidade de Itatiaia e nos hospedamos no belíssimo Hotel La Ponsa. O hotel, muito bonito e confortável. Fomos super bem recebidos pela Vânia, e ficamos em um quarto com vista para a serra. Show!

Hotel La Ponsa
Ahhh, que descanso!

Descansamos muito, tiramos algumas fotos da piscina e áreas do hotel. Também possui estacionamento, árvores e um bom gramado.

Área externa. Piscina e muita área de lazer

Jantamos, e fomos pra cama! Acordamos e tomamos um ótimo café da manhã, oferecido pelo hotel. Saímos para conhecer a cidade.

Café da manhã

Vimos alguns prédios históricos, a praça central, e uma pequena Feira Livre. Compramos algumas comidinhas para nossa viagem, e voltamos para o hotel. A Vânia ainda nos mostrou algumas dependências do hotel antes de fazermos o check-out.

Feira livre. A primeira de muitas nessa viagem!

Seguimos viagem, e descemos a bela Serra das Araras. Paramos em um mirante, com uma vista sensacional, e seguimos viagem. Passamos por Petrópolis, mas estava chovendo muito, acabamos nem parando para conhecer. Seguimos para Teresópolis, ainda na serra. A estrada que liga as duas cidades é linda! Paramos em outro mirante.

Mirante na Serra das Araras
Mirante entre Petrópolis e Teresópolis

No finalzinho da tarde, com frio e chuva, seguimos de Teresópolis por uma estradinha tortuosa por muitos morros, Até chegar ao Sítio Ugheto, onde funciona o Abrigo de Montanha do Dani. O local tem quartos com cama, bivaque e área para camping. Logo chegaram o Daniel (proprietário), e sua namorada Natália. Estava bem frio e chuvoso, mas fomos muito bem recebidos por eles. O sítio tem um entorno maravilhoso, com montanhas muito altas. Ficamos até à noite conversando com eles. Montamos a barraca, jantamos e fomos dormir. (Confira nossas Dicas de Camping)

Estradinha em meio às montanhas
Casa onde funciona a cozinha e os quartos
Nossa barraca
Eu e a Mi jantando no camping

Acordamos com chuva. Tomamos café, levantamos acampamento e nos despedimos do Daniel e Natália. O tempo começou a melhorar e o Sol deu as caras. Fomos então ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que tem a portaria bem pertinho do camping onde ficamos. Pagamos $17 cada para entrar. recebemos as informações na portaria, e fomos para a trilha. Fizemos uma trilha de 4km que passa por duas cachoeiras.

Portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
Montanhas vistas das trilhas

A paisagem é sensacional (confira esse vídeo em nosso canal do Youtube). Muita natureza, sobe e desce, montanhas de pedra e rios de águas bem cristalinas. Chegamos na Cachoeira Véu da Noiva. Incrível! Muito alta e de grande volume d’água. Seguimos também para a Cachoeira das Andorinhas, que fica em uma espécie de canyon. Começou a chuviscar e voltamos a trilha. ainda passamos por um caminho muito legal em meio à bambuzais, show.

Rios cristalinos
Sinalização
Cachoeira Véu da Noiva
Cachoeira das Andorinhas

Saímos do parque, ainda conhecemos uma igrejinha no caminho, e seguimos viagem. Passamos por Nova Friburgo-RJ, e chegamos já à noite na cidadezinha serrana de Lumiar, onde ficamos hospedados na casa do Guilherme. Conhecemos ele pelo site Couchsurfing, que promove troca de hospedagens entre viajantes e moradores locais, sem custo financeiro.

Igrejinha na Serra dos Órgãos

Guilherme nos recebeu super bem, conversamos bastante, ele trabalha com cinema e participa de um Cine Clube na cidade. Eu e a Mi já estávamos cansados da viagem, tomamos banhos, e jantamos no carro. Apesar do Guilherme ter oferecido, acabamos dormindo no carro para não incomodar, rs.

Nossa hospedagem em Lumiar/RJ

No dia seguinte, tomamos café da manhã, conversamos mais um pouco com o Guilherme, ele nos indicou uma feirinha orgânica, nos despedimos e saímos. Passamos pela feira, tiramos algumas fotos, e seguimos viagem. Agora em direção ao litoral.

Feira orgânica

Descemos muita serra. Chegamos em Rio das Ostras. Passeamos um pouco por lá, vimos o Píer Municipal, a Praia das Areias Negras, passamos no mercado para reabastecer os víveres, e ainda conhecemos o Parque Municipal. Fizemos uma trilhazinha de meia hora, tiramos umas fotos, e seguimos viagem.

Píer
Praias de Rio das Ostras
Trilhas no Parque Municipal
Parque Municipal de Rio das Ostras

Passamos também por uma estação ferroviária em um vilarejo, e também pela cidade de Quissamã. Fotografamos muitos prédios históricos, gostamos da cidade.

Estação ferroviária
Antigas casas de funcionários da estação

Pegamos uma estrada (bem ruim), rumo à Campo dos Goytacazes. Paramos em um posto de gasolina, jantamos no carro e dormimos. Continua no próximo post.

Nota: A hospedagem do Blog Revolteio no Hotel La Ponsa e também no Abrigo de Montanha do Dani foram cortesias. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre as hospedagens e passeios.