ITATIAIA E SERRA DOS ÓRGÃOS/RJ – AGO/2017

Bem-vindos ao primeiro post do Revolteio Brasil 2017 ! Uma viagem de 12.000km de carro que fizemos pelas regiões sudeste, nordeste, norte e centro-oeste do Brasil. 60 dias, 18 estados, 11 capitais e muita coisa legal. Paisagens de tirar o fôlego, um monte de gente legal e muita, muita história pra contar. Tanta história, que dividiremos a viagem em vários posts, por estados ou regiões, para facilitar a leitura e a busca por conteúdo.

Boa leitura!

2 de agosto. Saímos bem cedinho de Bauru. Andamos bastante, descansamos pouco. Paramos à noite para dormir em Itatiaia-RJ, em um motelzinho. Acordamos no dia seguinte, bem cedo, tomamos café no carro, e fomos para Penedo, uma colônia de finlandeses localizada nas montanhas do Itatiaia. Muitas casas estilo europeu, chalés de madeira, cervejarias, restaurantes e hotéis chiques. Uma cidadezinha muito charmosa, bem ao estilo das famosas Monte Verde/MG e Campos do Jordão/SP.

Ainda de manhã, passeamos um pouco um pouco pela cidadezinha, e nos encantamos com o rio que passa pelo meio dela, de água bem limpinha, cheio de poços e quedas d’água. Paramos em uma delas (que na verdade são 3, o nome é Três Cachoeiras), uma série de quedinhas, cheia de pedras e lagos, bem ao lado da rua principal de Penedo. Como estava frio, não conseguimos entrar na água, rs.

IMG_3488
Três Cachoeiras
IMG_3496
Outro ângulo…
IMG_3487
Lagos para banho

Tiramos algumas fotos e seguimos de carro. Vimos umas placas indicando mais algumas cachoeiras. É claro que fomos conhecer. Chegamos então no começo da trilha para a Cachoeira de Deus. Vimos que normalmente é cobrado ingresso no começo da trilha (se bem me lembro, $5), mas como não tinha ninguém, entramos sem pagar. Andamos durante uns 20 minutos, vimos muitas bifurcações (até nos perdemos um pouco), e chegamos nela. A cachoeira é bem diferente das que estamos acostumados. A água escorre pela pedra, formando uma espécie de cortina, com um lago bem limpo.

IMG_3508
Cachoeira de Deus

Saímos de lá, ainda continuamos o caminho de carro, e chegamos ao início da trilha para Cachoeira das 3 Bacias. Subimos um pouco o rio e já avistamos a cachoeira. Como o nome diz, tem 3 laguinhos em meio à queda. bem interessante! Já por volta das 11h, fomos visitar o Parque Nacional do Itatiaia (o primeiro parque nacional do Brasil!), bem pertinho de Penedo. Passamos a entrada do parque, que é paga ($16 por pessoa), e continuamos subindo com o carro. Paramos no Mirante do Último Adeus, de onde se tem uma vista sensacional  da Serra do Itatiaia.

IMG_3526
Mirante do Último Adeus
IMG_3525
Uma fonte no caminho…

Paramos também em uma pequena trilha que leva à Pedra de Fundação do parque, que foi o primeiro Parque Nacional criado no Brasil! Voltamos, e logo chegamos no Centro de Visitantes do parque.

IMG_3530
Início da trilha para a Pedra da Fundação

Muito bem organizado, o centro de visitantes tem algumas salas voltadas para o montanhismo (muito forte na região), mostrando fotos e artigos de escalada, também vimos algumas salas com insetos e animais empalhados do parque. Tudo muito organizado e completo. Também havia uma exposição fotográfica no local. O parque tem muitas estradas que podem ser percorridas de carro, e trilhas a pé. Tudo indicado com placas, muito bem sinalizado!

IMG_3535
Centro de Visitantes
IMG_3543
Sala de Montanhismo
IMG_3546
Insetário, tudo com muita informação!
IMG_3617
Sinalização de trilhas e estradas

Almoçamos no carro (se ainda não conhece, veja nosso Kit de Conversão em Motorhome), e saímos para conhecer alguns dos muitos atrativos do parque. Descemos a pé para o maravilhoso Lago Azul (que na verdade é formado no próprio rio). Vimos muitos macacos-prego nas árvores próximas à trilha. O lago fica bem embaixo de uma ponte antiga, é maravilhoso! A água é transparente demais, e a natureza em volta é muito exuberante! Muitas árvores, pedras, e as montanhas, tudo maravilhoso! Confira esse vídeo de nosso canal!

IMG_3575
Lago Azul – Tão lindo que usei como capa do Post!
IMG_3555
Visto da ponte…
IMG_3563
Macaco-prego

 

Subimos um pouco o rio, vimos mais alguns lagos e corredeiras. Voltamos para o carro e subimos em direção à Piscina da Maromba. Lá tem um estacionamento e uma escadaria que chega à uma pequena cachoeira um lago. O lago impressiona pelo tamanho e transparência da água. Mesmo com o céu acinzentado que estava, a água estava muito bonita!

IMG_3583
Piscina da Maromba!
IMG_3594
Trilhas do Parque

 

Voltamos, seguimos mais um pouco com o carro, mais uma trilha, um pouco mais longa, e chegamos na Cachoeira Véu de Noiva (muito alta), e à Cachoeira do Itaporani, com diversas quedas d’água e mais um maravilhoso lago verde!

IMG_3604
Cachoeira Véu da Noiva
IMG_3607
Pagando de aventureiro, rs
IMG_3613
Cachoeira do Itaporani

Já por volta das 16h, fomos até a cidade de Itatiaia e nos hospedamos no belíssimo Hotel La Ponsa. O hotel, muito bonito e confortável. Fomos super bem recebidos pela Vânia, e ficamos em um quarto com vista para a serra. Show!

IMG_3667
Hotel La Ponsa
IMG_3628
Ahhh, que descanso!

Descansamos muito, tiramos algumas fotos da piscina e áreas do hotel. Também possui estacionamento, árvores e um bom gramado.

IMG_3687
Área externa. Piscina e muita área de lazer

Jantamos, e fomos pra cama! Acordamos e tomamos um ótimo café da manhã, oferecido pelo hotel. Saímos para conhecer a cidade.

IMG_3639
Café da manhã

Vimos alguns prédios históricos, a praça central, e uma pequena Feira Livre. Compramos algumas comidinhas para nossa viagem, e voltamos para o hotel. A Vânia ainda nos mostrou algumas dependências do hotel antes de fazermos o check-out.

IMG_3662
Feira livre. A primeira de muitas nessa viagem!

Seguimos viagem, e descemos a bela Serra das Araras. Paramos em um mirante, com uma vista sensacional, e seguimos viagem. Passamos por Petrópolis, mas estava chovendo muito, acabamos nem parando para conhecer. Seguimos para Teresópolis, ainda na serra. A estrada que liga as duas cidades é linda! Paramos em outro mirante.

IMG_3692
Mirante na Serra das Araras
IMG_3694
Mirante entre Petrópolis e Teresópolis

No finalzinho da tarde, com frio e chuva, seguimos de Teresópolis por uma estradinha tortuosa por muitos morros, Até chegar ao Sítio Ugheto, onde funciona o Abrigo de Montanha do Dani. O local tem quartos com cama, bivaque e área para camping. Logo chegaram o Daniel (proprietário), e sua namorada Natália. Estava bem frio e chuvoso, mas fomos muito bem recebidos por eles. O sítio tem um entorno maravilhoso, com montanhas muito altas. Ficamos até à noite conversando com eles. Montamos a barraca, jantamos e fomos dormir. (Confira nossas Dicas de Camping)

 

IMG_3702
Estradinha em meio às montanhas
IMG_3729
Casa onde funciona a cozinha e os quartos
IMG_3722
Nossa barraca
IMG_3717
Eu e a Mi jantando no camping

Acordamos com chuva. Tomamos café, levantamos acampamento e nos despedimos do Daniel e Natália. O tempo começou a melhorar e o Sol deu as caras. Fomos então ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos, que tem a portaria bem pertinho do camping onde ficamos. Pagamos $17 cada para entrar. recebemos as informações na portaria, e fomos para a trilha. Fizemos uma trilha de 4km que passa por duas cachoeiras.

IMG_3760
Portaria do Parque Nacional da Serra dos Órgãos
IMG_3785
Montanhas vistas das trilhas

A paisagem é sensacional (confira esse vídeo em nosso canal do Youtube). Muita natureza, sobe e desce, montanhas de pedra e rios de águas bem cristalinas. Chegamos na Cachoeira Véu da Noiva. Incrível! Muito alta e de grande volume d’água. Seguimos também para a Cachoeira das Andorinhas, que fica em uma espécie de canyon. Começou a chuviscar e voltamos a trilha. ainda passamos por um caminho muito legal em meio à bambuzais, show.

IMG_3797
Rios cristalinos
IMG_3811
Sinalização
IMG_3801
Cachoeira Véu da Noiva
IMG_3808
Cachoeira das Andorinhas

Saímos do parque, ainda conhecemos uma igrejinha no caminho, e seguimos viagem. Passamos por Nova Friburgo-RJ, e chegamos já à noite na cidadezinha serrana de Lumiar, onde ficamos hospedados na casa do Guilherme. Conhecemos ele pelo site Couchsurfing, que promove troca de hospedagens entre viajantes e moradores locais, sem custo financeiro.

IMG_3832
Igrejinha na Serra dos Órgãos

Guilherme nos recebeu super bem, conversamos bastante, ele trabalha com cinema e participa de um Cine Clube na cidade. Eu e a Mi já estávamos cansados da viagem, tomamos banhos, e jantamos no carro. Apesar do Guilherme ter oferecido, acabamos dormindo no carro para não incomodar, rs.

IMG_3839
Nossa hospedagem em Lumiar/RJ

No dia seguinte, tomamos café da manhã, conversamos mais um pouco com o Guilherme, ele nos indicou uma feirinha orgânica, nos despedimos e saímos. Passamos pela feira, tiramos algumas fotos, e seguimos viagem. Agora em direção ao litoral.

IMG_3841
Feira orgânica

Descemos muita serra. Chegamos em Rio das Ostras. Passeamos um pouco por lá, vimos o Píer Municipal, a Praia das Areias Negras, passamos no mercado para reabastecer os víveres, e ainda conhecemos o Parque Municipal. Fizemos uma trilhazinha de meia hora, tiramos umas fotos, e seguimos viagem.

IMG_3852
Píer
IMG_3853
Praias de Rio das Ostras
IMG_3862
Trilhas no Parque Municipal
IMG_3866
Parque Municipal de Rio das Ostras

Passamos também por uma estação ferroviária em um vilarejo, e também pela cidade de Quissamã. Fotografamos muitos prédios históricos, gostamos da cidade.

IMG_3873
Estação ferroviária
IMG_3875
Antigas casas de funcionários da estação

Pegamos uma estrada (bem ruim), rumo à Campo dos Goytacazes. Paramos em um posto de gasolina, jantamos no carro e dormimos. Continua no próximo post.

Nota: A hospedagem do Blog Revolteio no Hotel La Ponsa e também no Abrigo de Montanha do Dani foram cortesias. Todo o texto e fotografias representam livre expressão sobre as hospedagens e passeios.

 

SIGA O REVOLTEIO NAS REDES SOCIAIS:

FACE       INSTA      PINTE      YouTube-icon-400x400

eeee

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s