Saímos do Camping onde estávamos na Vila Diogo, em Imbassaí/BA rumo ao interior. Rodamos praticamente o dia todo (e paramos na estrada para pegar caju!), chegamos em Paulo Afonso no finalzinho do dia. A cidade fica no interior da Bahia, às margens do Rio São Francisco. No local também está localizada a Barragem de Paulo Afonso, na divisa entre Bahia, Alagoas e Pernambuco.
Nosso primeiro contato com a caatinga desde 2019 (confira o post) nos surpreendeu! A primeira vez que vimos, estava muito seca, toda cinza. Agora, em dezembro de 2022 com as chuvas, estava tudo bem verdinho!
Paulo Afonso tem muitas opções de hospedagem, pousadas baratas e boas. Ficamos na Pousada Cristal, no centro da cidade. Na manhã seguinte, fomos ao Mercado Central (uma feira enorme, muito interessante).


Ainda de manhã fomos até a ponte sobre o canyon no Rio São Francisco. Maravilhoso, muito alto. O rio bem limpo lá embaixo, e uma cachoeira ao lado. Lugar sensacional para umas fotos!



Seguimos até a cidade ao lado, Glória para ver a orla do Rio São Francisco. Lá tem alguns restaurantes, a orla é bonita e bem cuidada, mas o rio estava cheio de “baronesa” (aqui em SP chamamos de aguapé), uma planta aquática que infesta a superfície da água quando a qualidade desta não é das melhores. Voltamos pra Paulo Afonso.

No final da manhã fomos até a Agência Maria Bonita ver algumas opções de passeio. Como a barragem estava fechada, não compensaria fazer o passeio até a barragem. Fechamos um passeio para a Ilha de Rarrá, na cidade ao lado (Petrolândia/PE), uma ilha no Rio São Francisco. Saímos da agência, e ao ligar o carro, ouvimos um estouro! Que susto! Desliguei o carro e fui dar uma olhada… Um cano do ar condicionado estourou e vazou o gás. Bom, passaríamos bastante calor no carro por alguns dias. Saímos (sem ar condicionado), e pegamos uma estrada de terra, como de costume, pelo Google Maps tentando encontrar um atrativo natura: Serra do Umbuzeiro.

Rodamos, rodamos, pedimos informações, e nada… inclusive vimos a serra bem ao nosso lado, mas não encontramos o início da trilha. Insistimos, mas não achamos.
Beleza. Continuamos, rumo a outro atrativo, o Raso da Catarina, um cânion seco em meio a caatinga (entre Paulo Afonso e Jeremoabo/BA). Vimos fotos, pegamos informações e seguimos com o GPS. Entramos nacaatinga, estradas de terra, vegetação baixa e constante, muito espinhenta. Seguimos, seguimos… paramos, pedimos informações com alguns moradores bem isolados, e seguimos mais. Vira ali, segue reto aqui… e a estrada sempre igual, nenhuma casa nem ninguém por perto. A estrada afunilando, a ponto de termos que dobrar os retrovisores do carro. Enfim, chegamos em um ponto que desistimos. Demos meia volta e retornamos. Nessa brincadeira, rodamos quase 3 horas!!! Voltamos para a pousada, já à noite cansados – ah, e esse dia era Véspera de Natal (já pensou passar o natal perdido na caatinga?!?).

Dia seguinte, acordamos cedo e fomos para Petrolândia/PE. Como chegamos meio cedo para o passeio, subimos até o Mirante da cidade. A vista é bem bonita, dá pra ver o Rio São Francisco . Vale a pena uma subidinha, chega com o carro até lá em cima.


Na rua principal, chegamos no local, e em pouco tempo embarcamos no catamarã para a Ilha de Rarrá. Navegamos pelo Rio São Francisco, na represa de Itaparica A represa encobriu várias cidades. Após quase uma hora navegando, chegamos na ruína da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que ficou parcialmente submersa pela represa. A igreja tem por volta de 80 anos, e o catamarã circunda a igreja para algumas fotos.


Pouco tempo depois chegamos na Ilha de Rarrá. Uma ilha pequena, com um restaurante/bar. Ali os turistas ficam por algumas horas, almoçam e curtem o local. Se estiver sem dinheiro, nem compensa ir. Como fechamos o passeio na agência, nosso almoço estava incluso. Nadei um pouco, andei por uma trilha curtinha. Sinceramente, o lugar é bonito, mas não achamos um passeio imperdível.




Voltamos pra pousada, dormimos mais uma noite. Manhã seguinte, café da manhã e pé na estrada de novo, dessa vez, rumo ao sertão Pernambucano (Continua no próximo Post)!